1ª. Semana da Fotografia de Tomar | 18 a 23 de novembro 2019

822300-f9a6416143278b8a5af3d969f6fc2243

.

1ª Semana da Fotografia de Tomar – 18 a 23 de novembro de 2019

CENTRO DE ESTUDOS EM FOTOGRAFIA DE TOMAR, CEFT – CASA DOS CUBOS

 

O Centro de Estudos em Fotografia de Tomar (CEFT) promove na Casa dos Cubos, entre os dias 18 e 23 de novembro, a 1ª Semana Fotografia de Tomar. O programa da primeira edição deste evento, destinado ao público em geral, é constituído por um conjunto de workshops em fotografia, processos fotográficos históricos e preservação, conta também com uma conferência e demonstrações orientadas por diversos formadores convidados.

Enquadrado neste programa, que celebra o primeiro ano de atividade do CEFT/Casa dos Cubos, será apresentada a edição do Anuário CEFT 2018/2019 e a inauguração da exposição “Tomar Industrial – Uma Visão Contemporânea: Fotografia e Cinema”.

 

 

Podes descarregar o Programa geral aqui 

 

Formadores

 

António Ventura, é professor de fotografia no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), foi cofundador e dirigente do Curso Superior de Fotografia deste Instituto durante alguns anos. Integra a Comissão Coordenadora do Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, CEFT/Casa dos Cubos.

 

Élia Roldão, Membro do Conselho Consultivo do CEFT/Casa dos Cubos, é doutorada em Conservação e Restauro do Património pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT-NOVA). O seu trabalho focou a problemática da identificação e caracterização de negativos preto e branco com suportes em película. Atualmente é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Conservação e Restauro da FCT-NOVA, lecionando as disciplinas de Diagnóstico e Conservação de Fotografia e outros Registos e Conservação e Restauro de Fotografia.  Élia é sócia fundadora da empresa NEON Art Conservation, empresa de conservação e restauro de arte contemporânea, onde trabalha na área de conservação, preservação e restauro de fotografia.

 

Gonçalo Figueiredo, Colaborador do CEFT/Casa dos Cubos, licenciado em Design e Tecnologia das Artes Gráficas pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT), licenciado em Fotografia pelo IPT e pós-graduado em Fotografia Aplicada, também pelo IPT, é o técnico superior responsável pelo Laboratório de Fotografia do LAB IPT.

 

Luisa Casella, Membro do Conselho Consultivo do CEFT/Casa dos Cubos, mestre em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar. Luisa foi bolseira do programa Andrew W. Mellon Fellow Advanced Residency Program in Photograph Conservation no George Eastman Museum em Rochester, NY, de 2005 a 2007. Recebeu a bolsa de investigação em fotografia no Metropolitan Museum of Art em NY de 2007 a 2010, período que dedicou à investigação do processo fotográfico Autochrome. Trabalhou como conservadora de fotografia no Harry Ransom Center na Universidade do Texas em Austin. Em 2013, começou a trabalhar como conservadora de fotografia na empresa West Lake Conservators em Skaneateles, NY, posição que ocupa atualmente. Luisa é membro da Associação Profissional do American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, desde 2015.

 

Paula Magalhães, Viseu, 1976. Pós-graduada em Multimédia para Educação pela Universidade de Aveiro e licenciada em Educação Visual e Tecnológica pela ESEV, Instituto Superior Politécnico de Viseu. Desenvolve trabalho artístico na área da imagem, vídeo, fotografia, gravura, impressão de múltiplos e, mais recentemente, na investigação de processos alternativos.

 

Telmo Mendes é licenciado em Fotografia pelo Instituto Politécnico de Tomar. Nos últimos anos tem ministrado formação profissional na área da fotografia, em várias entidades de ensino. Tem realizado formações de curta duração com crianças e jovens, em conjunto com o Município de Pombal e as Associações de Artes, Ideias Ousadas e Galeria Cabaret, onde promove o contacto com diversas técnicas fotográficas históricas e alternativas.

 

Valter Vinagre, Membro do Conselho Consultivo do CEFT/Casa dos Cubos, é um fotógrafo português (n.1954, Anadia) que produz imagens sobre a realidade sem se limitar a tipologias ou temas definidos. O lugar da cidade, a viagem e a paisagem podem ser motivos da sua fotografia, mas não a determinam. Submetem-se antes a uma reflexão e a um discurso sobre o real, num jogo onde se revelam e ocultam metáforas, retratos e gestos. Esta abordagem, distante do registo documental, pode ser encontrada em trabalhos como Carta do Senti, Para, Olha,ou em Bored In Usa, Pensaram matar o bicho ficou a peçonha, Posto de trabalho e Sob o Signo da Lua, Da natureza das coisas, Animais de estimação ou, ainda, em 7retratos.7paisagens enquanto retratos e Homem morto passou aqui, os seus trabalhos mais recentes.Valter Vinagre recebeu em 1999 o prémio da 6.ª Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira com a série “Corpu insanu”, em 2016 o Prémio Autores 2016, Sociedade Portuguesa de Autores, Melhor Trabalho de Fotografia com a série “Posto de trabalho”Em 2015 realizou o filme Espera, apresentado com a Exposição “Posto de trabalho” no Museu da Eletricidade/MAAT em Lisboa.

 

 

 

Contato

 morada Praceta Alves Redol 2300-552 Tomar

telefone 249 156 853/ 249156 680

e-mail ceft-casacubos@ipt.pt

site www.ceft.pt