20 ANOS DA EXPO’98 de Bruno Portela | Exposição de Fotografia

VoceNaoEstaAqui_Convite_9Jun

 

 

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA COMEMORATIVA DOS 20 ANOS DA EXPO’98

FOTOGRAFIA BRUNO PORTELA

 

Uma das maneiras de aferir o sucesso da EXPO’98 está, curiosamente, no apagamento da memória daquilo que era, então, a zona oriental de Lisboa: pedaço de território, algures entre o abandono e a paragem no tempo. Bruno Portela, foi testemunha privilegiada de uma das maiores transformações urbanas do país, iniciada em 1994.

 

No dia 9 de Junho, pelas 10h30, celebrando a passagem de duas décadas sobre o grande evento, a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC e a Junta de Freguesia do Parque das Nações inauguram VOCÊ NÃO ESTÁ AQUI, uma exposição composta por sete núcleos expositivos, estrategicamente espalhados pelo Parque das Nações, num total de 78 fotografias a grande escala e tom documental, que transportarão o visitante a um passado, que, embora recente, surgirá como longínquo e irreal.

 

VOCÊ NÃO ESTÁ AQUI tem curadoria de Francisco Leong, fotojornalista da France Press, e José Manuel Ribeiro, professor de fotografia, o design pertence a Susana Cruz, a implantação a André Maranha, sendo os textos de enquadramento assinados por João Paulo Cotrim. A coordenação e produção do projecto é da EGEAC.

 

A exposição permanecerá nos sete locais do Parque das Nações, até dia 30 de Setembro, altura em que será lançado, pela editora Arranha-Céus, o livro que reunirá estas e outras fotografias de Bruno Portela, permitindo assim a continuação da experiência. Nos primeiros domingos de Julho, Agosto e Setembro, sempre pelas 10h30, estão previstas visitas comentadas com o autor e João Paulo Velez, Director de Comunicação e Porta-Voz da Expo’98 [1 de Julho]; Ana Sousa Dias, jornalista do Centro de Comunicação Social da Expo’98 [5 Agosto]; e Rui Cardoso Martins, jornalista, escritor, morador no Parque das Nações [2 Setembro].

 

Uma cidade pode esconder outra: cuidado a atravessar.