5 Dicas para fotografar arquitetura

Gostas de Arquitetura e de fotografar esta temática?

Se sim a mais recente mudança na nossa Comunidade é para ti!

Foi adicionada uma nova categoria no site, onde poderás conhecer as fotografias de arquitetura dos nossos utilizadores. Queres aprender mais sobre esta temática? Apresentamos 5 dicas sobre este tema para saires à Rua e observares o outro lado dos edifícios da tua cidade.

#1 – Procura o melhor ângulo

Geralmente, fotografar arquitetura é sinónimo de volume e grandiosidade. Se não queres que o teu objeto pareça plano e sem impacto, escolhe um ponto de vista que favoreça a estrutura e posiciona-te no sítio onde consigas captar as suas linhas de força e volumetria. Se, para além disso, usares uma objetiva grande angular, vais conseguir ter uma área maior no teu enquadramento.

© joãozero I'm devastated at your feet!
© joãozero – I’m devastated at your feet!

#2 – Minimiza a distorção

Um dos principais problemas da fotografia de arquitetura é a distorção causada pela objetiva. Se não tens uma objetiva tilt & shift, podes minimizar a distorção usando um nível de bolha e um tripé para garantires que tens a tua câmara perfeitamente nivelada com o horizonte. Se mesmo assim ainda se notar alguma distorção, podes corrigi-la, posteriormente, num programa de edição de imagem.

© Maria do Carmo - Puzzle - poética do espaço
© Maria do Carmo – Puzzle – poética do espaço

#3 – Espera pela melhor luz

A única forma de controlar a luz quando estás a fotografar exteriores de edifícios é esperar pela melhor hora do dia para os fotografar. Geralmente, as primeiras horas da manhã ou o final do dia são as melhores porque a luz rasante faz ressaltar as características arquitetónicas dos edifícios. Mas tudo depende da orientação do edifício e da sua envolvente. Experimenta fotografar em diferentes horas, inclusive à noite para incluíres a iluminação artificial do próprio edifício e da rua.

© 77joaocastro - Playing with lines..
© 77joaocastro – Playing with lines..

#4 – Ousa uma abordagem diferente

Por vezes, a beleza está nos detalhes e não no todo! Procura padrões ou geometrias peculiares para criares imagens abstratas. Um close-up de um pormenor também poderá ser interessante. Usa as linhas retas para criares pontos de fuga e direcionares o olhar dentro da imagem. Podes fazer o mesmo com curvas e espirais. E lembra-te, não te limites a fotografar apenas o exterior dos edifícios. A tua melhor fotografia pode estar lá dentro, literalmente, a um passo de distância.

© Olavo Azevedo - Looking for someone
© Olavo Azevedo – Looking for someone

#5 – Cuidado com os reflexos

Edifícios espelhados podem ser muito interessantes de fotografar mas cuidado para o teu reflexo não aparecer quando estiveres a fotografar. Não há nada pior do que chegar a casa e ver que uma parte do teu corpo ficou refletida na foto.

© jorge pimenta - Serpente Urbana
© jorge pimenta – Serpente Urbana

 

Esperamos pelas tuas fotografias em olhares.com 😉