6.ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa

1 FEIRA DE LIVROS_Net

Entre 27 e 29 de novembro terá lugar no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico a 6.ª edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, ask evento anual que reúne autores, editores independentes e livreiros, especializados em publicações fotográficas, fotolivros e fotozines.

Organizado por um grupo informal, Os Novos Suspeitos, e contando pela primeira vez com o apoio institucional do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, este evento é concebido como um espaço experimental de exposição, venda, discussão e debate em torno do livro de fotografia e das diferentes formas que este pode assumir.

Na edição deste ano serão facultados diversos micro-eventos ao público, concedendo-lhe a oportunidade única de assistir e participar em conferências, mind  conversas e outros momentos de contacto com artistas, fotógrafos e especialistas, que invocarão a presente situação do livro de fotografia. O fotolivro brasileiro terá uma visibilidade particular na edição de 2015.

Estas iniciativas, de acesso livre, serão complementadas por outras atividades destinadas ao público em geral, jovem e adulto. Um workshop sobre a obra fotolivro e a auto-edição, dirigido a um público especializado, completa os conteúdos desta 6a edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa.

 

PROGRAMA | APRESENTAÇÕES E CONVERSAS

 

27 de Novembro (sexta)

Horário da Feira: das 16h às 21h, malady dia dedicado ao ensino da Fotografia.

 

17h | Mesa-Redonda

 

O contributo da escola na formação do artista fotógrafo”

com Ana Janeiro, Hermano Noronha e José Luis Neto.

Moderação: Cristina Campos

 

18h30 | Mesa-Redonda

 

A prática editorial no contexto académico”

com Pedro Tropa (Ar.co), Valter Ventura (Instituto Politécnico de Tomar), Bruno Santos (Escola Artística António Arroio), Paula Roush (London South Bank University) , Bruno Sequeira (Atelier de Lisboa), Gonçalo Valverde (MEF) e Susana Gaudêncio (ESAD)

Moderação: Filipa Valladares

 

28 de Novembro (sábado)

Horário da Feira: das 11h às 19h

 

11h30-14h00 | Apresentação dos Projetos Autorais

 

11h30 | Adriano Rangel, apresentação do projeto “Espelhos Transparentes”

12h00 | Nuno Moreira, lançamento e apresentação do livro “Zona”

12h30 | Luís Aniceto e Vítor Cid, apresentação da revista “ZONA MAGAZINE”

13h00 | MEF, apresentação dos livros: “Ktabna – o nosso livro”, “Este Espaço

que Habito”, “+5H30”

 

14h30 | Mesa-Redonda

 

Arquivo Fotográfico: novos desafios na gestão e circulação da fotografia no tempo da hipercirculação”

Nesta conversa tentaremos abordar os novos desafios que se colocam aos Arquivos, sejam eles públicos ou privados, onde atuam os arquivistas e outros profissionais envolvidos com a gestão, a organização, a preservação, a difusão e a divulgação de fontes de informação e de conhecimento ao serviço da história e dos cidadãos.

Cabe aos arquivistas e aos outros profissionais envolvidos no tratamento da informação disponibilizá-la, o mais amplamente possível, expondo marcos e factos que possibilitem ao público, com formação diversa, elaborar a construção da memória de maneira crítica, tendo por base a enumeração evolutiva dos “acontecimentos” no tempo, a partir dos dados extraídos das fontes disponíveis.

No tempo da hipercirculação, colocam-se novos desafios e um conjunto de reflexões sobre a preservação da informação e a sua circulação. Pretendemos abordar esta reflexão de forma a dar a perceber ao público a complexidade subjacente a esta problemática que poderá determinar as opções futuras na determinação da informação arquivada.

 

16h00 | Apresentação

“AVARIE” um outro olhar sobre o trabalho de edição, entre diálogo, curadoria e arte, com a presença de Giuliana Prucca.

 

18h00 | Lançamento do livro “ÁLAMOS”

de João Mota da Costa

com a presença do autor e de David-Alexandre Guéniot e Filipa Valladares.

 

29 de Novembro (domingo)

Horário da Feira: das 11h às 19h

 

11h30-14h00 | Apresentação dos Projetos Autorais

 

11h30 | Francisco Varela, apresentação dos projetos “Atlas” e “Memory Lane”

12h00 | Teresa Carvalho de Sousa, apresentação do livro “Jardim Claro”

12h30 | João Sanchez, apresentação do livro “ Os Filhos do Bairro”

13h00 | Laurent Simões e Carlos T. Pinha, apresentação do livro “…DE CARAS,

vizinhos no bairro”

 

14h30 | Apresentação

Apresentação do processo criativo à volta do livro “Ma vie est belle” editado pela Ghost, com Patricia Almeida e David-Alexandre Guéniot

 

16h00 | Apresentação

 

Fotografia contemporânea relacionada com Arquitetura, Cidade e Território: o projeto “The Thin Line””

Sessão de apresentação pública seguida de debate aberto sobre o Projeto Editorial centrado na Fotografia Documental e Artística e relacionada com Arquitetura, Cidade e Território, bem como do projeto de fotografia contemporânea “The Thin Line”.

Será explicado como as Edições Scopio têm, por um lado, constituído um importante meio de difusão de vários conteúdos – texto e imagem – relacionados com os tópicos de interesse e cujas origens emanam das diversas iniciativas onde o Grupo de investigação CCRE colabora, mais especificamente que resultam da sua linha de investigação – Espaços de Cidade e Cultura. Por outro lado, será explicado o interesse e o trabalho de divulgação de diversos autores e projetos fotográficos realizado pelas Edições Scopio, explicando a importância da investigação onde a Fotografia é utilizada como uma Ferramenta de Pesquisa, Exploratória e Inovadora que permite pensar criticamente os temas da Arquitetura, Cidade e Território.

 

17h30 | Apresentação

Apresentação dos resultados do workshop “Voltando a Página”, com a presença dos participantes do workshop e paula roush, seguida de uma conversa.

 

A MOSTRA “FOTOLIVRO BRASILEIRO EM LISBOA”

 

Após a Lituânia, país destacado em 2014, o Brasil será o convidado especial de 2015. Lançámos, há alguns meses, uma Convocatória junto dos autores brasileiros, à qual responderam mais de 50 artistas e algumas editoras, o que vai resultar numa exposição onde serão apresentados cerca de 60 fotolivros brasileiros. Esta exposição vai permitir ao público da Feira ter contacto direto com uma realidade pouco conhecida deste lado do Atlântico.

Após a Feira, graças à generosidade dos participantes, a maioria dos livros passarão a integrar a Biblioteca do Arquivo da rua da Palma, onde poderão ser consultados livremente.

 

EXPOSIÇÃO DAS MAQUETAS (Dummies)

 

A importante experiência adquirida e as opiniões transmitidas nos anos anteriores por parte dos autores e visitantes da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa vieram reforçar a nossa vontade em conceder maior visibilidade à criação e componente autoral do processo criativo associado à edição da fotografia, concretamente na produção do Fotolivro/Photobook.

O átrio do Arquivo será utilizado para apresentação das maquetas/dummies.

 

A MESA DOS AUTORES E AUTO-EDIÇÃO

 

Espaço expositivo e de venda, onde os Autores poderão apresentar os seus livros a um novo público, alargar a sua rede de contactos e vender as suas publicações. Este espaço estará situado no recinto dos expositores na sala principal do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, na rua da Palma.