7 dicas de composição fotográfica

© Steve McCurry

Um dos aspectos fundamentais da fotografia (seja qual for a área) é a composição.

E é um dos aspectos mais difíceis de estudar, ed explicar e realizar de forma coerente e significativa. A composição artística pode ser relativa – bela para uns, sem conteúdo para outros. Porém a composição lógica, fundamentada em princípios válidos pode ser agradável a praticamente todos.

Este artigo não abrangerá regras e técnicas básicas de fotografia, mas sim explicará algumas ideias de composição e como utilizá-las.

Segue abaixo algumas dicas sobre composição:

Simetria

Os olhos humanos tendem a gostar de simetria. Linhas retas, viagra círculos perfeitamente redondos, triângulos, entre outros fazem com que a imagem seja agradável. Uma sequência organizada remete à ordem, à paz, e consecutivamente à beleza. Por exemplo, vê a foto abaixo. Um simples desleixo com algum dos objetos ou com as linhas tornaria a foto incómoda aos olhos, mesmo que o espectador não soubesse o motivo, algo o incomodaria.

maxresdefault (1)

Linhas

Linhas horizontais, sovaldi verticais e diagonais tem muita força na fotografia, e a escolha da objetiva influencia diretamente a composição das fotografias, e no design aplicado a fotografia.

Por exemplo, as linhas horizontais remetem ao intangível, remetendo ao plácido, e tem qualidades gráficas fortes. É importante que as linhas horizontais sejam retas e simétricas, e isso se não for feito na fotografia por algum motivo compreensível, é indispensável a sua correção na pós-produção. Porém podem ser usadas de forma “torta”, ou seja, transformar o horizonte numa linha diagonal, dando mais agitação e dinamismo às fotografias. Muitos diretores de fotografia de filmes de terror ou suspense utilizam as linhas horizontais na vertical para causar este efeito incómodo.

As linhas verticais, por sua vez podem criar harmonia com as linhas horizontais (por muitas vezes implícitas). Linhas verticais trazem a ideia de movimento, velocidade e permite que o olho permaneça na fotografia.

Como já explicado, as linhas diagonais não precisam de ser simétricas, pois trazem dinamismo e em alguns casos um desconforto natural, não incómodo. Linhas diagonais não paralelas trazem mais dinamismo e agitação que as paralelas. Uma boa composição para as linhas diagonais são as linhas em zig-zag.

9 Photo Composition Tips3.

Simplicidade

Muitas vezes associado ao Minimalismo, a simplicidade é muito importante e faz com que o assunto seja valorizado. Uma composição confusa traz sentimentos claustrofóbicos (o que pode ser usado ao seu favor na composição). Minimalismo é uma área neutra na fotografia, muitas vezes sem nada. O olho percorre a área neutra de procurando informações, e ao não encontrar, é novamente levado ao assunto.

9-great-photo-composition-tips-from-steve-mccurry-will-nail-your-next-photograph-artnaz-com-18

Sombra e Contraste

A fotografia é composta por luz, mas a ausência de luz pode ser muito bem utilizada como elemento de composição. Felizmente, é fácil fazer fotografias escuras em ambientes claros, simplesmente regulando o ISO, abertura ou velocidade. Luzes duras conseguem ser melhor direcionadas, focando somente no que desejamos destacar. É o exemplo da fotografia abaixo, que foi realizada com iluminação de um iPhone e um pedaço de papel com um corte reto. Nessa temática também podemos incluir a silhueta, que geralmente tem uma boa estética. Mas ao compor fotografias silhuetas de pessoas, lembra-te de colocá-la com o rosto de lado, para que o desenho do perfil do seu rosto apareça.

maxresdefault

Reflexos

Ao fechar um pouco o diafragma, conseguirás compor muito bem com reflexos. Usa e abusa dos reflexos! :

Cores

A cor é um elemento muito forte e extremamente implícito na fotografia – tanto no negativo como na pós-produção, pensar na tonalidade, saturação, vibração e as cores usadas são de extrema importância. Tem em atenção o significado da psicologia das cores, e usa isso a teu favor. Por exemplo, o azul pode significar tranquilidade, serenidade, e harmonia. Associada ao céu, ao infinito e ao mar. Não sentes isso na cor azul?

Moldura

Emoldurar o assunto é uma ótima técnica de prender o olhar do espectador. Como podes ver na fotografia abaixo, as linhas geométricas e formas – circulo, linhas horizontais, linhas diagonais, linhas verticais, quadrados, retângulos, fazem com que o olho percorra a imagem. Porém, o quadrado com a cor mais forte (preto) tem o assunto (casal) que atrai a atenção. Muitas coisas podem emoldurar o assunto. Por exemplo, pequenas folhas com uma grande abertura (como f/1.4, f/1.8, etc) tendem a formar uma moldura e embelezar a composição.

Por isso, pensa bem no que queres transmitir com as tuas fotografias, e encanta-nos com belas composições nas tuas fotografias. Não te esqueças de ter sempre em mente uma filosofia fotográfica, pensando no que desejas comunicar, até antes de começar a fotografar e até ao final do pós-processamento.

 

Boas fotografias! :)

(fonte)