A história por detrás da Fotografia – Desafio Temático Olhares

A Equipa Olhares selecionou as melhores fotografias do tema desta semana “A história por detrás da Fotografia“.

Parabéns aos seleccionados!

Pau d'alho © Filipe Mendes
“Sulavanco…” © Jose Bezerra.
“Uma das técnicas usadas para amansar equinos consiste em colocá-lo dentro d’água, de modo que a água reduza consideravelmente a força e agilidade do animal. Esta é uma técnica pouco utilizada atualmente. Numa das andanças pela zona rural de Mossoró/RN me deparei com a cena; uma família, sendo o pai, três meninas e dois meninos. O pai, entrou com o animal arisco dentro d’água e começou a instruir seu filho como montar e domar. Quando o filho tentou tomar as rédeas, a égua saiu em disparada. Mesmo dentro d’água a força do animal foi tanta que conseguiu arrastá-lo. Em seu teste decisivo, sob os auspícios do pai, o garoto mostrou que aprendera. Mesmo sendo levado pelo animal conseguiu domá-lo usando a força das mãos e o peso do próprio corpo junto a densidade da água. O animal enfim, depois de alguns minutos se rendeu ao seu novo dono. “

Visita a galeria de José Bezera.

 

Pau d'alho © Filipe Mendes
“nós não somos ilhas” © Carlos Gomes
“O projecto “nós não somos ilhas”, surge da necessidade de transmitir desejos, anseios, esperanças, desafios, tristezas, alegrias e metas, A partir de um processo imaginativo, surgem imagens criadas que me remetem a uma descoberta interior de que nenhum de nós, apesar de poder viver numa ilha, efectivamente não tem de o ser.
Porque a dimensão social e comunitária permite a reflexão, construção e reconstrução da nobreza de espírito…”
As histórias deixam-se contar pelas experiências e vivências de cada um de nós. Cada um é um uno, mas que se liga a outros em arquipélagos de experiências, emoções, pessoas… cada ilha se revê na outra, porque afinal somos todos iguais…”

Visita a galeria de Carlos Gomes.

 

Pau d'alho © Filipe Mendes
Pau d’alho © Filipe Mendes
“Pau d’alho. Árvore símbolo de resistência para o povo Pipipã no Sertão Pernambucano. Localizado na Serra Negra, região que sofre com a estiagem e com a des-humanização política. Realizei a foto no oco da árvore e sou o 13 membro. “

Visita a galeria de Filipe Mendes.

 

Pau d'alho © Filipe Mendes
“No barbeiro da esquina” © André Nobre.
“Andando pelas ruas de Jaipur, a capital do Rajastao, na índia, cheias de multidões, qualquer canto serve para fazer uma série de actividades que nas nossas realidades se fazem em estabelecimentos. Aqui fica um exemplo de um barbeiro cortando o cabelo a uma criança, enquanto observa as multidões que passam.”

Visita a galeria de André Nobre.

 

Todas as semanas desafiamos os utilizadores Olhares a fotografar seguindo um determinado tema.
Semanalmente o tema é anunciado na nossa página Facebook.

Todos podem participar com um número ilimitado de fotografias.

As melhores fotografias são destacadas em olhares.com, no Blog Olhares e partilhadas nas nossas redes sociais. Os participantes deverão fazer upload das suas fotografias no seu perfil Olhares.com e comentar a publicação referente ao desafio com o link da fotografia (1 comentário por foto) para as podermos encontrar mais facilmente.