A Magia da Polaroid – Colecção Raul Cunca

© Miguel d'Aguiam
© Miguel d'Aguiam

De 19 de Fevereiro a 31 de Março de 2011, poderão visitar a exposição intitulada “A Magia da Polaroid“, colecção de Raul Cunca, no Museu Francisco Tavares de Proença Júnior de Castelo Branco.

Esta exposição é promovida pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco.

“Os exemplares que constituem a exposição celebram a memória da popularização da fotografia instantânea e do inventor Edwin Herbert Land, fundador da Polaroid Corporation, sendo um exemplo do espírito empreendedor norte-americano que conseguia tornar as invenções em produtos de acesso fácil, chegando aos utilizadores através da sua produção massificada.

A constituição da empresa é também contemporânea do nascimento do design industrial nos EUA, sendo possível reconstruir este momento através de um percurso pelas máquinas fotográficas e documentos da época apresentados na exposição. Os primeiros exemplares expostos foram concebidos pelos mais notáveis pioneiros do design industrial norte-americano, nomeadamente Walter Dorwin Teague, Henry Dreyfuss e Albrecht Goertz, bem como os últimos modelos são também representativos do design de produto contemporâneo deste país, com projectos liderados pelo inovador gabinete IDEO.

A exposição é ainda apresentada através de um livro que ilustra a colecção e a documenta, contextualizando as máquinas fotográficas instantâneas, quer enquanto objectos técnicos inscritos na cultura material, quer pela sua importância como objectos paradigmáticos da história do design.

A exposição A Magia da Polaroid – Colecção Raul Cunca representa assim o percurso do design industrial norte-americano entre a década de quarenta do século XX e o decénio de dez do século XXI.”

Raul Cunca

Nasceu em Lisboa, no ano 1963. Doutor em design de equipamento pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Mestre em design industrial pela Domus Academy de Milão e Licenciado em design de equipamento pela Escola de Belas-Artes de Lisboa. É desde 1994 Professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, exercendo, a partir de 2008, a coordenação da Área de Design de Equipamento. É também Professor da Escola de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Professor visitante do Master em design industrial da Prima Facoltà di Architettura da Sapienza Università di Roma.
Como designer foi premiado em vários concursos destacando-se o de “Mobiliário Urbano para a Cidade de Aveiro” e desenvolve a sua actividade em diferentes áreas (Equipamento, Produto, Museografia e Equipamento Urbano). Desde 1986 participa regularmente em exposições em Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, EUA e Japão.