Abecedário da Fotografia

abecedárioda fotografia

A

Abertura é o orifício da lente por onde passa a luz para ser captada pelo sensor.

 

B

Balanço de Brancos é uma função da Câmara que corrige e equilibra as cores da fotografia, tornando as cores mais reais. Sabe mais aqui.

 

C

Composição é um conjunto de aspetos que compõe a fotografia, como por exemplo: tema, iluminação, planos e entre outros.

 

D

Distância Focal é a distância entre o sensor e o ponto focal, que é o ponto onde se cruzam os raios de luz e se forma a imagem. Sabe mais aqui.

289018_10150376711607764_1923322156_o

E

Exposição é o resultado entre a intensidade e o tempo que a luz leva até incidir sobre o sensor. Sabe mais sobre aqui. 

 

F

Fotómetro é o equipamento que mede a intensidade da luz que é refletida no objeto. Este instrumento ajuda o fotógrafo a encontrar a melhor exposição para a fotografia.

 

G

Grande Angular capta um grande ângulo de visão e é normalmente útil para paisagens (urbanas ou naturais) e  grandes grupos de pessoas.

 

H

Histograma é o gráfico que mostra a quantidade de luz e sombra de uma imagem.

 

I

ISO é a medida que indica a sensibilidade do sensor da câmara. Quanto mais alto for o ISO mais ruído a fotografia terá.

 

ISO

 

J

JPG é um método de compressão de imagens e é o formato mais utilizado em todo o mundo. O lado negativo do JPG é que representa uma perda de qualidade.

 

L

Luz de Segurança é  utilizada em laboratório para iluminar o espaço sem velar o material sensível, geralmente é vermelha.

 

M

Médio Formato é o formato de fotografia maior que 35 mm. A câmara digital de médio formato chama-se Hasselblad.

 

N

Negativo é a imagem já processada cujos tons aparecem invertidos, as zonas claras ficam escuras e as sombras ficam claras.

 

O

Obturador serve para controlar o tempo de atuação da luz até ao sensor. Quanto maior o obturador, mais rápido será o tempo de abertura, ou seja menos luz irá entrar. Existem vários tipos de obturador, os principais são o Obturador central e o Obturador de plano focal.

P

Profundidade de Campo é a distância para além e aquém do ponto focado que aparece com nitidez numa foto. A profundidade é definida pelo tamanho da abertura e pela distância focal (zoom).

 

R

Regra dos Terços é das primeiras dicas básicas de composição que se deve aprender. Sabe mais aqui.

 

composição-regra-dos-terços-e1438080064559

 

S

Sensitometria é a ciência que dá resposta à sensibilidade dos materiais fotográficos à luz, especialmente os filmes fotográficos.

 

T

Temperatura de cor é a representação gráfica em forma de escala que exprime a variação da tonalidade da cor da luz. Sabe mais sobre aqui.

 

infografico_color_4050a

 

U

Ultravioleta é a última cor visível do espetro luminoso que se situa entre os 400 nm e os 10 nm. É invisível ao olho humano e existem filtros que permitem capturar este comprimento de onda em fotografia.

 

V

Visor é o sistema utilizado para enquadrar e, por vezes, focar o motivo.

 

Z

Zoom é um tipo de lente construída para variar a distância focal, sem afetar a focagem e a abertura.