“Amigos Imperfeitos”, uma iniciativa que ajuda Associações de Animais Abandonados

 

Tudo começou com o Boris, um acaso na vida de Carlos Filipe que se tornou um amor maior e quase inexplicável.

“Amigos Imperfeitos” é um projeto criado pelo fotógrafo Carlos Filipe, autor olhares desde 2007, que sensibiliza as pessoas para imperfeições dos animais com objetivo de ajuda-los na adopção. O responsável por este seu projeto solidário é Boris, um cão raçado de podengo que Carlos Filipe adoptou há quase um ano e meio na ADAP (associação local de defesas de animais) em Portimão.

Com esta visita Carlos ficou com a noção das dificuldades materiais e financeiras que esta e tantas outras associações tem para salvar vidas, foi aí que apareceu Boris com apenas 2 meses,  este foi recolhido na beira da estrada com uma corda roída atada ao pescoço. Foi então que este ser indefeso despontou uma nova paixão, a fotografia de animais.

De forma a ajudar ADAP surgiu a ideia de levar a cabo uma sessão fotográfica cujos lucros revertessem na totalidade para a associação, apôs o grande sucesso da primeira iniciativa seguiram-se contatos com outras instituições, por exemplo Pata Ativa, Cadela Carlota, Pata Faro, entre outras. No total foram angariados cerca de 2 000 euros para as instituições de apoio aos animais.

Impulsionadas pelos bons resultados das campanhas solidárias, as associações começaram a solicitar fotografias para os animais que se encontram ao seu abrigo com o objetivo de facilitar a sua adoção. Porque uma bela imagem é capaz de retirar o estigma do abandono os resultados têm sido muito positivos.

E desta forma que arranca assim o projeto AMIGOS (IM)PERFEITOS materializa-se em retratos de animais únicos que se tornarão numa exposição fotográfica. Porque as histórias destes pequenos seres se revestem de uma carácter educativo adicionou-se a componente do vídeo. A cada semana tem estreado um novo episódio que apresenta um protagonista e o seus
cuidadores que nos revelam o passado, o presente e revelam o futuro destes amigos.

Todos os animais enfrentaram amputações, a cegueira, a paralisia, os traumas originados na maldade humana, mas todos eles encontraram alguém que os abraçou e ama sem se deixar assustar pelas suas diferenças. Este é um projeto sempre em crescimento porque todas as histórias de luta, coragem e sobrevivência merecem uma narrador e o público merece conhecer estes Amigos imPERFEITOS.

Conhece alguns destes modelos com histórias de vida peculiares.

 

 

 

Vê a entrevista do Carlos Filipe no “Programa da Cristina” aqui