Ana Pereira – O Mundo das Pequenas Coisas, Imagens de um Presente em Pausa

© Ana Pereira

De dia 17 de Julho até ao dia 5 de Setembro de 2010, clinic poderão visitar a exposição de fotografias de Ana Pereira, intitulada “O Mundo das Pequenas Coisas, Imagens de um Presente em Pausa“, no Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto.

A inauguração desta mostra terá lugar no dia 17 de Julho de 2010, pelas 15h, em presença da autora.

Qual o retrato do Porto em 2010?

Quem somos nós hoje e que rosto temos?

Uma nova urbanidade desponta na cidade, caracterizada por uma maior convivência étnica, uma coexistência de classes sociais distantes.

Numa cidade com laivos de ruralidade, tendo a periferia um peso essencial na construção da identidade, social e cultural.

Poderemos através da fotografia tratar os mesmos temas que as ciências sociais e humanas analisam?

Como é que podemos criar um corpo de trabalho que reflicta a história da fotografia ao mesmo tempo que se inscreve nas questões do seu tempo?

Tendo estas questões como linhas orientadoras, realizámos um projecto de retrato, que aborda as questões da diversidade étnica e social no seio do tecido da cidade do Porto, recorrendo a uma estrutura formal que advém da “carte-de-visite”.

O trabalho, realizado no âmbito do mestrado em Comunicação Audiovisual- Fotografia e Cinema Documental, do Instituto Politécnico do Porto- Escola Superior Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), foi desenvolvido no centro comercial Via Catarina e em alguns jardins e praças da cidade do Porto, entre Janeiro e Junho de 2010.” (in site CPF)

Aberto de Segunda-feira à Sexta-feira, das 10h às 18h. Nos Sábados, Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Entrada livre.

Para mais informações, consulte o site do CPF ou veja o site da Ana Pereira.