André Gonçalves – Autor Olhares

andre

André Gonçalves – Funchal, Portugal.

“André Gonçalves é um amante de arte nas mais variadas formas, assumidamente lunático, excêntrico e bizarro. Desde muito cedo descobriu o seu gosto pelo imaginário obscuro e foi a partir daí que criou a sua identidade. Apaixonado por atmosferas sombrias e melancólicas, retrata emoções do  interior de uma mente distorcida e caótica.André sempre foi fascinado pelo poder da narrativa de cada imagem. Gosta de gerar emoções capazes de levar os seus apreciadores a – enquanto observam a obra –  parar no tempo, hipnotizados e em suspenso enquando fazem uma viagem pela sua mente.A música tem um papel importante na sua vida e consequentemente, na sua obra fotográfica. Assim, muitos dos seus trabalhos estão entitulados segundo versos de músicas.

Cada um dos seus trabalhos é, de certa forma, uma auto-biografia onde são retratatos o seu imaginário, as suas paixões e obsessões. A expressão facial toma um papel central na sua obra e ainda se rege pelo cliché  de que “os olhos são o espelho da alma”. O seu foco de interesse não é mostrar a beleza como um fenómeno principal mas dar preferência à expressão como um todo, expressão e alma unidas.

Já viu os seus trabalhos publicados em várias revistas nacionais e internacionais. Já integrou várias exposições fora do país – em Paris e Itália inclusive. A Ilha da Madeira é palco para algumas das suas exposições mais frequentes, uma vez que é aqui a reside. Recentemente foi conviadado para decorar o Sé Boutique Hotel com a sua obra fotográfica, hotel que conta com a Gallery 53 onde é curador.”

Conheça a Galeria Olhares de André Gonçalves.