André Lavadinho

Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Citroen DS3 WRC WRC_Turkey Rally 2010


André Lavadinho, hospital 26 anos, fotógrafo português residente em Guimarães, começou a ter a paixão pela fotografia desde que nasceu devido a seus laços familiares estarem envolvidos no mesmo. A sua primeira fotografia publicada foi em 1996 com apenas 8 anos de idade durante o Rally de Portugal, sovaldi sale no jornal Volante.

Desde esse dia, esteve sempre envolvido no desporto automóvel nacional até que em 2008 fez a sua primeira internacionalização no Rally da Alemanha a contar para o WRC. Desde então é fotógrafo profissional com acreditação permanente da FIA (Federação Internacional Automóvel) considerado o fotógrafo mais jovem neste meio, ampoule fazendo a cobertura de mais de 20 eventos internacionais por ano entre o WRC ( World Rally Championship) e o ERC ( European Rally Championship).

André Lavadinho começou a ter sucesso na sua carreira internacional e começou a contar com alguns clientes tais como Citroen Racing, Michelin, Sheikk Khalid AlQassimi do AbuDhabi, Nasser Al-Attiyah, famoso piloto Qatar, Yazeed Al Rajhi dos Emirados, Petter Solberg, Mikko Hirvonen, Peugeot, Renault, Skoda, os portugueses Armindo Araújo e Bernardo Sousa, agências e revistas internacionais como por exemplo Autohebdo, Echappement, L’Equipe, Panoramic, entre muitos outros.

André está presente nas redes sociais, tendo mais de 8.000 gostos na sua página de facebook: André Lavadinho @ World assim como no Instagram, onde cada vez mais seguidores se interessam pela sua paixão. Recentemente, André realizou um vídeo que retrata a sua cobertura de cada evento que está disponível no Youtube ou Dailymotion.

No jornal Autosport são publicadas as crónicas do André com a sua visão sobre o evento assim como as suas aventuras e desafios em cada momento.
O seu trabalho está retratado no seu site pessoal: www.lavadinho.com, onde cada galeria mostra um diferente guia turístico de uma determinada região.

É considerado por muitos o “novo olhar” da fotografia de desporto automóvel pois não se interessa meramente na acção que o carro cria, mas sim no que o envolve. Tenta sempre rodear a sua paixão por viajar e pelas diferentes culturas no seu trabalho e contar uma história em cada fotografia.