António Pedro Ferreira – Segunda Escolha

» Notícias » 21 de Janeiro de 2010
© António Pedro Ferreira

© António Pedro Ferreira

A exposição de fotografias de António Pedro Ferreira, intitulada “Segunda Escolha”, estará patente na Kameraphoto Galeria (Lisboa), até ao dia 6 de Fevereiro de 2010.

“O salto de um fotógrafo enquanto jovem

O que leva um médico recém-nascido a abandonar o berço da Pátria e a refugiar-se em Paris na Casa de Portugal? A desilusão de um país adiado, o engano na escolha do canudo, ou a coragem de finalmente poder fugir com a amante? Entenda-se: a fotografia. Está ultima hipótese é a mais considerada em círculos próximos e amigos do António Pedro Ferreira.

Esta fuga reporta a 1982 e estende-se até 84, o período sabático que esse jovem médico com a cabeça na fotografia permaneceu em Paris atrás de emigrantes portugueses, à procura de um conjunto de imagens que pudesse testemunhar e entender socialmente os seus conterrâneos emigrados. A aventura foi possível graças a uma parca bolsa da Secretaria de Estado da Cultura, ao apoio de amigos que então estudavam em Paris, a um impulso próprio dos apaixonados: uma urgência em pegar na Leica M4 e ir em busca de uma história, de um discurso visual.

Foram meses intensos. A  Agência Magnum fazia a supervisão do trabalho para apresentar ao promotor da bolsa e era o ciumento Jimmy Fox, rédacteur-en-chef, que recebia o António Pedro todos os meses e lhe supervisionava o ensaio fotográfico. Nunca um fotógrafo português tinha tido esta possibilidade: poder estagiar na mais mítica agência de fotojornalismo.

(…)

O que é notável nestas fotografias do António Pedro é que elas marcam o início de uma nova atitude no fotojornalismo português. Estávamos perante um jovem que queria  intervir na sociedade, testemunhando, convergindo com uma preocupação inabalável de produzir  fotografias com referências. Fotografia pura e dura. Daí a Magnum e o aval de qualidade que sempre atestou ao seu trabalho (…).” Luiz Carvalho, 25 de Novembro 2009

Aberto de Segunda-Feira à Sexta-Feira, das 10h às 18h, e no Sábado, das 14h às 19h.

Para mais informações, consulte o site da K Galeria.

Tags: , , , , , , , , , ,