Carlos Gomes – Autor Olhares

Untitled rfedsjurxc

Carlos Gomes – Coimbra, Portugal.

 

Coimbra, 1973. Licenciado em Artes Plásticas pela ARCA–EUAC, Escola Universitária das Artes de Coimbra. Estudos na pós gradução em “Óptica e laser” no Departamento de Física da U.A. sob a coordenação do Professor João Lemos Pinto. Participa na EIF(E),“Fotografia de Espetáculo”(2013-14) e “Memória e Imaginação” (2014-15), sob a coordenação da fotógrafa Susana Paiva. Co-fundador, fotógrafo e diretor criativo da Imagem Fixa – CGI. Fotógrafo de cena residente das companhias de teatro “O Teatrão” e Trincheira Teatro, colaborando com outras companhias e encenadores. Foi Membro do colectivo de fotógrafos “The Portfolio Project”. Menção honrosa no 1º “photo – museu do Vinho da Bairrada”.

Um dos dinamizadores do Photobook Club Coimbra nas edições de 2013 e 2014. Co-autor do livro “20 fotografia de rua” – Ed. Vieira da Silva- 2014-15. Participação no projecto “EXPOINT – expõe-te tu” – 2014-15.

Assumidamente conceptualista, entende a sua fotografia num território situado entre a ficção e a realidade.

 


 

Ao deparar-me com o desafio de escrever sobre mim e sobre o meu trabalho, chego sempre à conclusão que é bem mais fácil fotografar. Não porque encare a fotografia que faço como uma mera acção mecânica ou de registo do que vejo, mas porque entendo a minha fotografia num território que se situa numa fronteira muito ténue entre o imaginário e a ficção. Assim nunca me limito a fotografar o momento porque acredito que a fotografia não é uma mera representação da realidade. Mesmo em trabalhos cuja imagética pretendida é mais comercial ou na ótica de satisfazer um ou outro cliente, tento sempre acrescentar algo à imagem criada.

Nas minhas imagens de eleição estão sempre trabalhos que se estendem pelo tempo de criação conceptual em que o processo se estende por meses de trabalho. Entendo a fotografia que me dá prazer de fazer muito pela criação de narrativas que podem demorar muito tempo a construir. Assim é também pelo trabalho que vou realizando no campo da fotografia de cena. Género que verdadeiramente me abriu os olhos e a mente para a criação fotográfica, para o acompanhamento documental e para a criação de imagens que possam propor aos diferentes interlocutores uma narrativa, que nunca é uma certeza ou uma verdade, apenas isso mesmo – uma proposta.

Revejo-me assim nas palavras de Joan Fontcuberta “…Hoje nada mais é evidente; pelo contrário, navegamos através da nebulosa da ambiguidade, de espaços virtuais que substituem a experiência. No contexto da cultura dos media, os conceitos de verdade e falsidade perderam qualquer validade. Tudo é verdadeiro e falso ao mesmo tempo. Isso impõe um novo protocolo de relação com a imagem e com os sistemas de transmissão de conhecimento, que tende tanto a reposicionar as funções sociais das tecnologias produtoras de imagens quanto a redefinir a noção de real…”

Comecei a despertar para a fotografia nos últimos anos do ensino secundário e foi com a licenciatura em Artes que a evidência do poder da fotografia como ferramenta, se manifestou inicialmente através do registo mais ou menos documental e de pesquisa. Daí e gradualmente, fui investindo cada vez mais na fotografia. Passei dos processos analógicos e ainda hoje me revejo neles na produção digital de imagens.  Nunca larguei o “tempo” necessário do analógico, quer na criação artística como meio de apresentar um discurso narrativo, quer no “tempo” que precede por vezes uma única imagem isolada.

Deste percurso, bem, só sei que ainda há muito por aprender e por fazer… o truque para viver da e com a fotografia é persistência e saber falhar, falhar cada vez melhor… 

 

Onde encontrar mais do meu trabalho :

olhares.com: olhares.com/carlogomes

Facebook Pessoal:  facebook.com/jcarlogomes

Página Fotografia Facebook: facebook.com/carlogomesfotografia

 

© Carlos Gomes "Birds are Indie"
© Carlos Gomes
“Birds are Indie”
© Carlos Gomes "Arruinados em três atos" # 12
© Carlos Gomes
“Arruinados em três atos” # 12
© Carlos Gomes "Nós não somos ilhas" # 1
© Carlos Gomes
“Nós não somos ilhas” # 1
© Carlos Gomes "Histórias do Sr. Ninguém" # 1
© Carlos Gomes
“Histórias do Sr. Ninguém” # 1
© autor foto Carlos Gomes "the deer"
© autor foto
Carlos Gomes
“the deer”
© Carlos Gomes "argillae"
© Carlos Gomes
“argillae”
© Carlos Gomes "mist"
© Carlos Gomes
“mist”
© Carlos Gomes Diana
© Carlos Gomes
Diana
© Carlos Gomes "ANTICORPOS" (ler desc)
© Carlos Gomes
“ANTICORPOS” (ler desc)
© Carlos Gomes three times me
© Carlos Gomes
three times me