Clique 2.0 – António Pedro Ferreira

clique 2.0
No Centro de Arte Manuel de Brito, cure em Algés, o fotógrafo António Pedro Ferreira apresenta o seu trabalho e conversa com o público, numa sessão que, no âmbito do Clique 2.0 – Falar, ver e fazer fotografia, que terá lugar no dia 28 de janeiro, às 19H30. A entrada é livre.

António Pedro Ferreira nasceu em Lisboa, em 1957. Licenciou-se em Medicina em 1982. Estagiou no Hospital dos Capuchos e no Centro de Saúde de Sacavém, mas acabou por dedicar-se à fotografia.
Aos 10 anos já tinha comprado a sua primeira máquina fotográfica com o dinheiro que juntava nos aniversários e Natais. Ainda antes de licenciar-se em Medicina, começou a fazer as primeiras fotografias para a imprensa, em 1976 na revista Música & Som, depois na TV Guia, O País e O Ponto. Foi também correspondente das agências francesas Rush e Collectif.
De 1982 a 1984, esteve em França com uma bolsa da Secretaria de Estado da Cultura para fotografar os emigrantes portugueses. Foi o primeiro fotógrafo português a estagiar na mítica agência Magnum Photos, onde o carismático editor James A. Fox acompanhava o seu trabalho. Dos milhares de imagens então registadas, cerca de 600 rolos, mostrou uma pequena parcela em exposições realizadas no Centro Georges Pompidou, em Paris, e no Arquivo Municipal de Lisboa. Voltaria a fazê-lo, em 2010 na kgaleria, na exposição Segunda Escolha.
Em 1987 ingressou no semanário Expresso como fotojornalista. Ganhou o Prémio Carreira do Clube de Jornalistas (1997), o Prémio Gazeta de Jornalismo (1998) e o Prémio do Clube Português de Imprensa (2000). Publicou os livros Esta Lisboa, com Alice Vieira, e Lava de Espera, com Fátima Maldonado. E em 2014 apresentou na Casa Fernando Pessoa, a exposição e livro Manifestações do Desassossego, onde ilustrou o Livro do Desassossego, escrito pelo heterónimo Bernardo Soares.

Em anteriores sessões, o Clique 2.0 – Falar, ver e fazer fotografia contou com a participação dos fotógrafos Alexandre Almeida, Luiz Carvalho, Gastão de Brito e Silva e Nelson d’Aires.

CAMB . Centro de Arte Manuel de Brito
Palácio Anjos . Alameda Hermano Patrone . Algés