Clique 2.0 – Falar, ver e fazer fotografia

Underground,Beijing

Clique 2.0 – Falar, ver e fazer fotografia, com Céu Guarda

30 NOVEMBRO . QUINTA . 19H30

Palácio Anjos . Algés

 

Uma sessão a não perder na qual Céu Guarda, “uma das mais experientes e reconhecidas fotógrafas portuguesas”, segundo a revista Volta ao Mundo, cofundadora do colectivo kameraphoto, editora e professora de fotografia,   apresenta o seu trabalho e conversa com o público.

Uma iniciativa do Trinta Dias, roteiro cultural da Câmara Municipal de Oeiras, na sequência de anteriores sessões que contaram com a presença de Alexandre Almeida, Luiz Carvalho, Gastão de Brito e Silva, Nelson d’Aires, António Pedro Ferreira, Pauliana Valente Pimentel, Luis Filipe Catarino, Nikos Economopoulos, John Gallo, Ana Brígida, Valter Vinagre e Mário Cruz.

 

Entrada livre.

 

Céu Guarda nasceu em Mora. Vive e trabalha em Lisboa. Entrou para o ARCO para estudar fotografia e pintura aos 18 anos e aos 20 anos partiu para Paris onde começou fotografar. Regressou a Portugal, para estudar pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa onde também se interessou pelo vídeo e continuou a estudar fotografia. Começou a trabalhar, primeiro como ilustradora e depois como fotógrafa, no jornal de música LP, seguindo-se o semanário O Independente, onde permaneceu durante nove anos e que veio a ser determinante na sua linguagem fotográfica. Foi editora de fotografia do diário A Capital. Em 2001 começou a trabalhar como fotógrafa freelancer em diversas publicações portuguesas e estrangeiras, como Notícias Magazine, Notícias Sábado, Egoísta, Pais & Filhos, The Guardian, L’Express Mag, Der Spiegel, Le Monde e Libération, entre outras.

Foi cofundadora do coletivo Kameraphoto, em 2002, e da KGaleria, três anos depois. Em 2008 juntou-se à equipa fundadora do jornal i, onde foi editora de fotografia até 2011.

Expõe regularmente desde a década de 80. O seu trabalho está representado em coleções públicas e privadas. Atualmente trabalha em projetos expositivos e ensina fotografia.

 

INFORMAÇÕES

tel. 214 404 829, foto30dias@cm-oeiras.pt