Como edito as minhas fotografias?

Partilha fotografias

 

A maior parte das pessoas pensa que editar fotografias é complicado e um “Bicho Papão”, mas nós vamos simplificar e ajudar-te a editar as tuas fotografias em apenas 3 passos. Por vezes, basta só cortarmos a imagem e dar-lhe uma outra composição e a fotografia já fica fantástica.

O Photoshop permite fazer alterações fantásticas com as nossas imagens e em apenas 3 passos termos uma fotografia mais interessante. Lê com atenção e experimenta seguir esses passos nas tuas fotografias.

 

Passo #1

O passo número 1 podes utilizar o ajuste Levels (Image > Adjustment > Levels), esta ferramenta corrige o intervalo de tons e equilibra as cores da tua imagem. No histograma de Levels é o guia visual onde observas as sombras, as altas e baixas luzes da fotografia.

 

332906.image0
Para ler o histograma é Altas Luzes > Meios-tons > Baixas Luzes

 

Passo #2

Depois de corrigires os Levels, poderás utilizar a ferramenta Curves (Image > Adjustment > Curves), com esta ferramenta poderás corrigir através de pontos os tons da imagem. Inicialmente a curva é feita de através de uma linha diagonal reta. A área superior direita do gráfico representa os realces e a área inferior esquerda representa as sombras. À medida que adicionas pontos à linha e os move, a forma da curva muda, refletindo seus ajustes de imagem.

 

Passo #3

Para finalizar a edição básica de uma imagem podes utilizar a ferramenta Crop. Este é processo que tem como principal função remover partes menos interessantes da fotografia  e criar uma nova composição. Nesta opção também podes corrigir a linha do horizonte no caso de paisagens.

 

Após estes 3 passos principais poderás utilizar outros ajustes tais como, a Hue/Saturation para alterar a Saturação, o Brightness/Contrast para corrigires o brilho e o contraste da tua imagem e/ou Vibrance para alterares a vibração dos tons da imagem.

Por fim, existem outros programas de edição de imagem onde podes editar e utilizar estas dicas, como por exemplo o Lightroom e o Camara Raw, que é um pulg-in do Photoshop.

Caso queiras saber mais sobre fotografia vê a nossa oferta formativa em olhares.com/academia