Como diminuir o ruído?

ruído

O ISO é um dos três parâmetros do triângulo de exposição (Abertura x Velocidade x ISO) e a sua função é aumentar a quantidade de luz através da sensibilidade do sensor, there o que pode gerar ruídos indesejados.

As imagens das nossas câmaras são formada por vários píxeis, como se fossem milhares de pontos que juntos criam as nossas fotografias. Acontece que muitas vezes a informações devolvida pelo sensor vem incompleta nas áreas de pouca luz, ou seja, os píxeis não conseguem captar nenhuma informação. O resultado são falhas que precisam de ser preenchidas para que a imagem não tenha, literalmente, “buracos”. O processador é programado para preencher estas falhas com um valor aproximado aos píxeis mais próximos. Como o valor não é exatamente semelhante à informação que deveria estar ali, o resultado são pontos de cores diferentes, ou seja, o ruído.

 

Vê outras Dicas de Fotografia AQUI   

 

Se fotografas no modo automático, a tua câmara poderá estar a ajustar automaticamente o ISO para expor corretamente a cena e escolher um ISO demasiado alto, aumentando consequentemente o ruído.

A dica é simples, mas acredita, muitas vezes ficamos tão concentrados na fotografia, que nos esquecemos que podemos melhorar a exposição.

  • Aproxima o teu assunto perto de uma janela;
  • Adiciona uma fonte de luz artificial;
  • Usa o flash, uma lanterna ou qualquer coisa que possa aumentar a luminosidade;
> Com maior luminosidade, a câmara irá ajustar o ISO para um valor menor automaticamente!
ISO
© Simxer

Se fotografas em Modo Manual, como sempre, terás um controlo total dos resultados e muito mais possibilidades para ajustar o ISO.

  1. Abre o diafragma da tua câmara ao máximo, ou seja, aumenta a abertura usando números f pequenos como f3.5 (que é normalmente a abertura maior das objetivas que costumam vir nos Kits das câmara).
  2. Se possível, usa uma velocidade de obturação mais longa (usa um tripé para longas exposições ).
  3. Diminui o valor do ISO

Resumindo, para evitar que as tuas fotografias tenham Ruído excessivo, ajusta os valores de exposição tentando usar um valor ISO menor!

(fonte)