Como fotografar fogos de artifício?

Com a passagem de ano a aproximar-se, sovaldi sale muitas pessoas vão aproveitar para fotografar as festividades. Tem atenção a estas dicas para te preparar e descobre como fotografar fogos de artifício.

Fogo de Artifício

 

Equipamento

? Usa Tripé!
Este vai impedir que a câmara se mova durante as fotos e evitar que o resultudo esteja tremido em casos de longas exposições. Um controlo remoto também é recomendado pelo mesmo motivo (evita que a câmara trema ao apertar o botão). Não há uma objetiva “ideal” para fotografar fogos de artifício, doctor porque varia de acordo com o resultado desejado e distância do fotógrafo, mas sugerem-se objetivas zoom pela sua versatilidade.

Fogo de Artifício

 

Preparação

? Chega cedo!
Um bom lugar é importante, ampoule já que não vais querer ser bloqueado por uma cabeça ou uma árvore na hora da fotografia. Com objetivas Grande Angular, a escolha do local também pode servir para compor o cenário das fotografias. Certifica-te de que a bateria da câmara esteja carregada e que há espaço suficiente no cartão de memória (aconselha-se formatar o cartão antes da sessão). Tenta conseguir uma boa posição em relação ao vento para que o fumo que sai dos fogos não entre no caminho da tua foto!

TMG0QUW3BN

 

As fotografias

? Desliga o flash!
Isto pode parecer óbvio para alguns, mas não custa lembrar. Uma longa exposição será necessária, pois o ideal é fotografar durante toda a duração da explosão. Para isso, verifica se a tua câmara tem o modo BULB, no qual poderás selecionar o tempo de exposição segurando o botão durante o tempo que quiseres. Como na maioria dos casos, o ideal é fotografar na melhor qualidade possível (ou seja, em RAW). Utilize um ISO baixo (recomenda-se 100 ou 200) para evitar imagens tremidas (não haverá problemas, já que o tempo de exposição será longo). Sobre o balanço de brancos, evita o automático, que irá deixar as cores dos fogos acinzentadas. Normalmente o modo daylight (luz de dia) faz um bom trabalho em capturar as cores fielmente. Por fim, utiliza o foco manual (sim!) e próximo do infinito (já que a opção de foco automático irá procurar pontos de foco a noite inteira!) causando atraso na hora da foto e gastando a bateria da câmara.

fireworks-828643_1920

 

Lembra-te que fotografar fogos de artifício requer prática e paciência, é portanto importante não desanimar se as primeiras fotos não ficarem tão boas.

Boas fotos e bom ano 2016!

Dica por Renato Nogueira Saltori
(Fonte)