Compensação de Exposição

Compensação de Exposição
Compensação de Exposição

A exposição fotográfica depende de três variáveis técnicas: Abertura, Velocidade e ISO e também da forma de medição de luz: Matricial, Ponderada ao Centro, Parcial ou Pontual.

Não vou falar de técnica nem de formas de medir a luz, irei abordar o conceito de Compensação de Exposição Botão Compensação e a sua lógica de exposição.

Quando fotografamos em Prioridade à Abertura (A/Av) ou Prioridade à Velocidade (S/Tv), clinic o exposímetro está por norma configurado com zero como Valor de Exposição (EV), em Manual (M) o Valor de Exposição tanto estará a zero como a + ou a -, de acordo com Abertura, Velocidade e ISO e a forma como se está a medir a luz.

Exposímetro

Voltando às Prioridades (Abertura e Velocidade), doctor nem sempre queremos o EV Zero. Normalmente quando fotografamos uma cena, essa cena tem três intensidades de luz diferentes: Altas Luzes (zonas claras), Meios Tons (zonas intermédias) e Baixas Luzes (zonas de sombra).

À medida que formos fazendo Compensação de Exposição para Menos (-) a foto, no seu todo, irá ficar mais escura e Compensação para Mais (+) a foto irá ficar mais clara. Por norma, se quisermos que a imagem mostre essencialmente as Altas Luzes devemos compensar para Menos (-), se quisermos que a imagem mostre essencialmente as Baixas Luzes devemos compensar para Mais (+), quando queremos o equilíbrio dos meios tons, então aí sim, o exposímetro a Zero (0) por norma funcionará. Esta será a base lógica para a Compensação de Exposição.

Como podemos ver na imagem, a Compensação da Exposição para +1 tornou a imagem mais clara mas ganhamos leitura nas Baixas Luzes (zona das casas). Ao compensar para -1, a imagem tornou-se mais escura mas ganhamos leitura nas Altas Luzes (zona do céu). A fotografia que acaba por estar mais equilibrada no seu todo, é a foto sem qualquer compensação  (EV 0) no entanto nem sempre é assim.

É importante sabermos o que pretendemos numa determinada cena a fotografar e não ficarmos “presos” ao exposímetro a Zero, no entanto, cuidado com as Compensações de Exposição, estas devem ser ligeiras, aconselho no máximo +1 (mais um ponto de luz) ou -1 (menos um ponto de luz), mas às vezes bastará 1/3 ou 2/3 para + ou para -, para fazer a diferença a nível de luz.

Boas fotos!

Olhares

 

Fotografia e dica por Daniel Camacho