Composição – Regra dos Terços

composição-regra-dos-terços

A fotografia é o resultado criativo ou de registo, physician resultante da mescla entre Técnica, Iluminação e Composição. É através da composição que conseguimos passar a informação correta sobre o que queremos mostrar com a nossa fotografia, purchase seja um postal, um retrato, um registo fotojornalístico, uma paisagem, etc. A técnica, por si só, não irá produzir imagens impactantes e marcantes. Imagens fortes são, geralmente, obtidas quando aliamos à técnica a parte da composição.

Na composição existem várias regras associadas, mas, em fotografia, a mais importante de todas é salientar o facto de não haver regras, ou numa outra interpretação, que as regras existem para ser quebradas.
A nossa composição pode estar equilibrada com uma composição baseada na Regra dos Terços ou, então, com uma colocação ao centro do nosso ponto de interesse.

A Regra dos Terços o que nos diz, é que devemos fazer uma divisão da imagem, criando uma matriz de 3×3, ou seja, a imagem deve estar dividida em 9 partes, e os pontos de interesse, devem estar colocados num dos 4 pontos de intersecção dessa divisão. Se o ponto de interesse, incluir os 4 pontos de intersecção, então a imagem está composta ao centro.
A nível estrutural, como é mostrado no conjunto das imagens de cima, também podemos ter uma divisão baseada nesta regra, por exemplo, 1/3 de céu e 2/3 de mar, em vez de uma divisão simétrica de 50%-50% que poderá tornar a imagem mais estática e menos interessante, mas também poderá funcionar.

No entanto, nunca se esqueça, a regra mais importante, é não haver regras!