Conhece o Simulador Interativo de Exposição

Compreender a relação entre a Velocidade do Obturador, salve a Abertura e o ISO é um dos primeiros passos na aprendizagem da fotografia.

Para ajudar os amadores a perceber melhor este conceito, o fotógrafo Tony Catalano criou um Simulador Interativo de Exposição (do inglês, cialis sale Interactive Exposure Tool), uma ferramenta online para simular as alterações nas configurações da câmara e mostrar como estas alteram o resultado final de uma fotografia.
Como podes ver nas imagens abaixo, a aplicação é extremamente simples e direta. Do lado esquerdo há um cenário com pouca iluminação mostrando um ventilador ligado e algumas luzes de natal ao fundo. Do lado direito existe um painel com os controlos de Exposição para ajustar a velocidade do obturador, abertura e ISO.

É só arrastar os ponteiros para ver como fica o resultado final. Alterando o modo de Manual para Prioridade Velocidade (Shutter Speed Priority) ou Prioridade Abertura (Aperture Priority) poderás ver como estas mudanças alteram a fotografia.

Usa f/1.8 (maior abertura) para deixar o fundo desfocado, ou f/22 (menor abertura) para que todos os elementos da foto estejam nítidos:

 

0001 0002

 

Aumentando a velocidade do obturador, irás congelar as hélices do ventilador. Já uma velocidade menor irá fazer com que fiquem com efeito “fantasma” (efeito blur):

0003 0004

Também é possível perceber as alterações no ruído da foto dependendo do ISO escolhido.

Vai ao site do Simulador Interativo de Exposição e experimenta! Partilha com um amigo que esteja a aprender Fotografia.

É grátis e funciona no telemóvel! 😉

(fonte)