Dia mundial da fotografia Pinhole – Dia 26 de abril

Dia 26 de abril celebra-se o Dia Mundial da Fotografia Pinhole.

Uma câmara estenopeica ou câmara pinhole é uma câmara fotográfica sem lente. A designação tem por base o inglês, pin-hole, “buraco de agulha” e é usada para referir a fotografia estenopeica.

A Pinhole consiste numa forma de ver uma imagem real, através de uma câmara escura. De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmara, e sofrendo um movimento de inversão, sale a imagem é projetada para a parede oposta ao orifício onde se encontra o material fotossensível (película, papel fotográfico ou sensor digital). Para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a abertura tem que ser reduzida, na ordem de 0,5 mm ou menos dependendo do tamanho da câmara. O obturador da câmara pinhole geralmente consiste numa mão espalmada ou de algum material à prova de luz para cobrir e descobrir o furo. As câmaras pinhole requerem um tempo maior de exposição do que as câmaras convencionais, devido à pequena abertura; os tempos de exposição variam segundo a quantidade de luz que incide no assunto que se quer fotografar.

Seguem alguns vídeos “passo-a-passo” para construírem a vossa própria câmara Pinhole:

Vejam também este link com um vídeo a explicar o processo de construção de uma pinhole usando uma lata e papel fotográfico.

Queremos todos os utilizadores Olhares a construir a sua Pinhole e, claro, ver os resultados em olhares.com  :)