Dicas Balanço de brancos

Balanço de brancos dicas

O balanço de brancos (white balance) é uma opção que as câmaras digitais possuem e que permite tornar as cores reais nos objetos fotografados, sickness ou seja, no caso do branco este ser realmente branco. Esta opção irá também equilibrar todas as outras cores, que irão ficar na fotografia como são na realidade.

A temperatura de cor é o que nos vai transmitir a cor correta ou incorreta, prostate de um determinado espaço no tempo. A temperatura de cor é medida em graus Kelvin que mede a intensidade da luz refletida por um corpo negro. As câmaras possuem várias opções de balanços de branco, cure desde o AUTO, passando por FLUORESCENTE, TUNGSTÉNIO, CUSTOM, K, etc.

A opção AUTO reproduz aproximadamente a luz do cenário fotografado, esta opção, normalmente não funciona bem com luz artificial.
Dessa forma podemos fazer o CUSTOM White Balance, e definir o nosso próprio balanço de brancos. Normalmente será utilizado um cartão cinza de 18% para um white balance correto, mas também podemos fazer com uma folha branca.

Fotografando em RAW, esta questão da customização do balanço de brancos torna-se mais fácil, mas em JPG é fundamental definir na câmara este custom, assim como para vídeo.

O primeiro passo será fotografar um cartão cinza 18% ou uma folha branca em Auto WB, depois alterar para a opção Custom e através do Menu da câmara, carregar a imagem fotografada para esta servir de base para o Balanço de Brancos.

Este balanço de brancos personalizado pode servir para tornar mais fidedignas as cores reais a nível fotográfico, mas também pode ser utilizado para sermos mais criativos a nível cromático.

Consulte o manual da câmara para verificar como se processa este custom. Nem todas as câmaras possuem esta opção Custom.