Diretores de fotografia elevam a Sétima Arte a um novo patamar

Sempre que vai ao cinema temos a certeza de que existem filmes capazes de lhe encher os olhos. Desde a iluminação que pode transmitir tristeza até um movimento de câmera que reflete total euforia, todas estas mensagens são transportadas pela direção de fotografia. Apesar de ser enaltecido no universo da Sétima Arte, a função do diretor de fotografia (D.F.) ainda é desconhecida da maioria do público e, por isso, várias distinções têm sido criadas de maneira a premiar os melhores diretores, incluindo os portugueses. Com funções cruciais na produção de um filme, venha conhecer o papel do D.F. Certamente nunca mais irá olhar para uma imagem da mesma forma!

 

pexels-kyle-loftus-3379934

Foto: Pexels

 

Quais são as funções desempenhadas por um diretor de fotografia?

O diretor de fotografia tem vindo a destacar-se na indústria do cinema pelas suas tarefas polivalentes, pois está dentre suas funções conectar o som, o argumento e a imagem de um filme de maneira irrepreensível. Trabalhando diretamente com todas as pessoas envolvidas na realização do filme, principalmente com o diretor de produção, as atividades do D.F. vão desde a parte criativa até as questões técnicas. Desta maneira, o diretor de fotografia possui diferentes funções no decorrer de todo o processo de produção de um filme que culminam na harmonia visual que passa nos ecrãs de cinema.

A pré-produção assume-se como o primeiro passo para a concretização de todas as restantes e, após serem tomadas todas as decisões, o D.F. cria o storyboard, uma representação visual do filme em cada cena. Já na realização do filme, cabe ao diretor de fotografia supervisionar a equipa e ser o responsável pelas câmeras e os seus movimentos, assim como por todas as lentes, iluminação e, especialmente, pelo enquadramento, ou seja, o contexto e a constituição da cena.

Contudo, não pode confundir o termo de diretor de fotografia com a profissão do fotógrafo de cena. Este segundo caracteriza-se por fazer o registo fotográfico dos filmes para a sua divulgação em, por exemplo, publicidade.

 

matt-popovich-pJwWrP-OIfk-unsplash

Foto: Unsplash

 

Filmes mais emblemáticos de sempre destacam-se pela qualidade da fotografia

Ao longo da história da Sétima Arte a figura do diretor de fotografia tem afirmado o seu espaço na indústria, e a sua importância é reconhecida em alguns dos filmes mais emblemáticos de sempre.

“O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel” é uma das representações mais fiéis do papel do D.F., e o contraste de luz ao longo do filme valeu o Óscar de Melhor Fotografia ao diretor de fotografia Andrew Lesnie, em 2002. Por sua vez, “Quem Quer ser Bilionário?”, de 2008, teve também a fotografia destacada, uma vez que a manipulação das cores conseguiu transportar os espectadores para a emergente realidade de Bollywood.

Porém, se acredita que o papel do diretor de fotografia só ganhou força na atualidade, fique a saber que a sua importância já se vem a afirmar desde os primórdios da indústria. Títulos como “Casablanca”, de 1942, chegaram mesmo a ser indicados ao Óscar de Melhor Fotografia. A fotografia deste filme destaca-se nas cenas passadas no casino, principalmente a cena da roleta, uma peça central para o enredo e que continua a ganhar relevo nos dias de hoje ao chegar ao online, atraindo milhares de utilizadores pela diversidade de variantes disponíveis para essa modalidade. Também o filme “Citizen Kane”, de 1941, se destaca pela fotografia, essencialmente pela noção de profundidade inédita para a época.

 

jakob-owens-AxGsBH2BsvI-unsplash

Foto: Unsplash

 

No panorama nacional, o trabalho do D.F. também tem sido distinguido e, por isso, a Associação de Imagem Portuguesa tem premiado alguns dos melhores diretores ao longo dos anos. Através dos Prémios AIPCINEMA, nomes como Carlos Lopes e André Szankowski foram premiados em 2018, e Leonardo Simões e Jorge Quintela em 2020.

Efetivamente, a fotografia assume um papel determinante nos mais variados setores, e o do cinema não ficou para trás. Neste contexto, o diretor de fotografia tem um dos papéis de maior relevo na produção de um filme.