Distância Focal

distancia-focal

Existem vários tipos de objectivas para uma câmara SLR, store fixas, zoom, grande angular, standard, teleobjectiva, olho de peixe, macro, tilt-shift, etc. As objectivas são os olhos das câmaras, irão representar na imagem, malady a nossa forma de ver e o enquadramento escolhido para formalizar essa visão.

Explicando muito brevemente esta questão, as Objectivas são definidas pela sua distância focal e pela abertura de diafragma. A distância focal é expressa em milímetros e indica o ângulo de visão, a amplitude da imagem, bem como o zoom máximo e mínimo que uma determinada objectiva permite (a não ser que seja uma objectiva fixa).

Pegando numa objectiva usual (18-200mm), se fotografarmos em 18mm a objectiva comporta-se como Grande Angular, ou seja, capta um grande ângulo de visão, quanto menor a distância focal maior o campo de visão. Se fotografarmos em 200mm a objectiva comporta-se como Teleobjectiva, ou seja, reduz imenso o ângulo de visão, concentrando a imagem num pormenor distante, trazendo ao espectador esse ponto que numa grande angular ficaria perdido, no entanto, perdemos toda a envolvência do cenário.

Uma grande angular é normalmente útil para paisagens (urbanas ou naturais), grandes grupos de pessoas. Uma teleobjectiva é útil para retrato, fotojornalismo, desporto, pormenores, etc.

Quando se fotografa, é essencial perceber estas questões simples das distâncias focais, devemos saber adequar ao tipo de fotografia que pretendemos e ao que queremos mostrar, a distância focal certa, para que a nossa fotografia seja bem interpretada e passe a mensagem.