Dreams castle | 2013 Fotografia da semana 20 Olhares.com

©João Santos
©João Santos

A Equipa Olhares escolheu para Foto da Semana a fotografia com o título “Dreams castle” do autor João Santos.

Construído num afloramento de granito a 18m acima do nível médio das águas, prescription numa pequena ilha, situado na Freguesia de Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da Barquinha, Distrito de Santarém, em Portugal. É um excelente exemplo da arquitetura militar templária da época. Um sonho de lugar encantado por lendas de amor, ed ódio e guerras.

Estar naquele local já era mágico, não só por toda sua história e lendas, mas também por reviver, 29 anos depois, um rio que atravessei a nado fardado. Belos momentos.

Foto tirada no dia 26 de Março de 2013, medical pelas 15H43, junto ao Castelo de Almourol, na praia do Ribatejo, com a minha máquina Nikon Coolpix P510, exposição 1/400 seg em f/3,1, comprimento focal 4,9 mm, ISO 100, utilização de flash para iluminar a cena pois estava um dia chuvoso, e com pouca luminosidade.

Tirei a foto e manipulei-a tanto quanto a minha imaginação me levou através da máquina do tempo(…), esta é uma das minhas citações no resumo da imagem no site do Olhares.

Edição: Manipulação retirando 2 autocaravanas, um cabo eléctrico e algumas casas lá no fundo prolongando a montanha até ao afloramento de granito do castelo. Uma vez que o rio estava um pouco turbulento derivado aos dias de forte tempestade que estavam a ocorrer e às subidas dos caudais da água, não haviam reflexos do castelo na água. Foi assim feito uma cópia de toda a zona do afloramento de granito incluindo o próprio castelo, um paste, um free transform, um flip vertical, e colocado na água com redução na opacidade do novo layer criado. Estavam assim criados os reflexos do castelo no rio. Foi criado o nevoeiro na parte central da foto a fim de criar um ambiente místico à imagem. Através de um brush foram introduzidas as aves no céu. Por último e dado desejar dar uma ambiência medieval à foto escolhi a tonalidade que a mesma apresenta.

Agradeço ao Olhares e a todos quanto votaram, visitaram e gostaram da imagem em epígrafe. Um agradecimento muito especial à minha esposa Graça Rodrigues, por todo o apoio e força que me tem dado nesta nossa paixão fotográfica.

Visite a galeria que o autor João Santos tem no Olhares, e conheça outros trabalhos fantásticos.