Entre Margens 2012

Gostaríamos de vos convidar a visitar a exposição Entre Margens que vai participar na «Fête de l’Europe»,  de 9 a 16 de Maio, em Bordéus (França).

Entre Margens é um projecto de intervenção artística no espaço público, tem como promotor a Fundação Museu do Douro, autoria e produção da Procur.arte Associação Cultural.

Tem como objectivo principal a promoção de novas leituras sobre a criação artística contemporânea e a dinamização do espaço público destas cidades a partir dos conceitos inscritos na Agenda XXI: desenvolvimento local sustentável, cooperação cultural e preservação ambiental.

A “Fête de L’Europe” é comemorada em Maio em todos os 27 países membros da União Europeia em homenagem à assinatura da Declaração Schuman que teve lugar em 9 de Maio de 1950 e lançou as bases da integração europeia. Durante a semana da “Fête de L’Europe”, o centro histórico de Bordéus acolhe dezenas de actividades culturais.

Entre Margens  desafia fotógrafos consagrados a produzirem novas leituras sobre a região Norte.

Em Bordéus serão expostos trabalhos de:  

Céu Guarda: “Na Vida Real” – Retrato do meio universitário do Douro, os futuros enólogos e profissionais do Douro.

Inês d’Orey: “Douro Industrial” – A economia do Douro vista por dentro, adegas, alheiras, fumeiros, queijarias, etc.
Luísa Ferreira: “Territórios do Prazer” – A arquitectura inscrita na paisagem. As vinhas, as adegas, as casas, os caminhos-de-ferro.
Pauliana Valente Pimentel: “Ferreirinha” – Retrato das mulheres do Douro, as enólogas, as donas das Quintas, as trabalhadoras rurais.