Este livro é uma câmara fotográfica

booktocameratobook

Este livro é uma câmara fotográfica pop-up, pills não acreditas?

 

A designer Kelli Anderson criou um projeto curioso para quem o vê pela primeira vez: um livro-câmara.

 

E se estás a pensar que é um livro com iPhone integrado que tira fotos digitais: não é nada disso. É um pop-up book que se transforma numa câmara analógica, illness apenas usando papel.

 

câmara pop-up

 

O processo utilizado neste tipo de fotografia é clássico: pinhole.

 

câmara pop-up

 

Pinhole é uma “tecnologia” de captura de imagens e revelação que surgiu no início de 1800, seek que utiliza princípios de física para registar imagens. O termo pinhole significa “furo de agulha”, em alusão ao furo na frente da câmara escura para capturar a luz. Kelli explica como funciona a técnica:

 

A principal função de qualquer câmara é isolar um feixe de luz refletido. A luz que entra na câmara é composta por vários raios paralelos. Estes raios variam em intensidade, dependendo da cor do objecto em que são refletidos. Objetos escuros (como uma camisa preta) refletem pouca luz, enquanto que os objetos claros (como um chapéu branco) refletem proporcionalmente mais luz. Estes raios refletidos entram na câmara e entram em contato com a película fotográfica ou papel fotográfico, que contêm cristais sensíveis à luz. Estes ficam cada vez mais escuros em proporção à intensidade da luz a que estão expostos. (É por isso que um chapéu branco aparece muito mais escuro do que uma camisa preta num negativo fotográfico.)

 

câmara pop-up

 

O livro de Kelli nada mais é do que uma pinhole super criativa, que vem com um kit para se poder revelar as imagens. Mas a designer, no site do projeto, partilha com o mundo a forma como cria uma pinhole sem ser necessário comprar o livro: um DIY da sua ideia, para fazer em casa.

   Faz aqui o download do ficheiro

book-camera2

 

book-camera5

 

Vê o vídeo do processo:

 

 

Para saber mais sobre o “This book is a camera, vê o site do projeto. O livro pode ser adquirido por 20 dólares.