Exemplo prático de como pensar a fotografia

 

1-1

 

 

A fotografia “Foggy morning” de António Bernardino Coelho foi considerada pela Equipa Olhares a fotografia da semana 45A imagem capturada pelo autor olhares é um excelente exemplo de uma das regras de composição fotográfica. A regra baseada na Espiral Fibonacci, já ouviram falar?

A Espiral Fibonacci é uma proporção áurea, que respeita a espiral, muito parecida com a regra dos terços. A imagem “Foggy morning” foi criada de forma a que o início da espiral represente o foco principal da imagem e conforme o desenrolar da espiral, outros objetos vão sendo “revelados” para compor a fotografia. 

Esta regra recebeu o nome do matemático italiano Leonardo de Pisa, mais conhecido por Fibonacci. Esta proporção torna-se ainda mais agradável visualmente que a regra dos terços. 

Além desta regra, esta imagem tem uma repetição de formas bem organizada, uma construção visual sobre o mesmo tom, o chamado Mono tom que ajuda a atribuir esta iluminação sombria e, por fim, uma composição cuidada. É importante pensar na fotografia e não apenas tirá-la.

 

 

Yellow Abstract Shapes General Soundcloud Banner