Exposição Colectiva de Fotografias – A State of Affairs

© João Pina - Joanesburgo (África do Sul)
© João Pina - Joanesburgo (África do Sul)

Até ao dia 31 de Dezembro de 2009, poderão visitar a exposição de fotografias, intitulada “A State of Affairs”, na [Kameraphoto] em Lisboa (Plataforma Revólver).

Neste projecto, que resultou nesta mostra de 91 obras, 13 fotógrafos foram envolvidos, em 13 locais diferentes e durante uma semana (7 dias).

“Os fotógrafos de “El País” recebem serviços por SMS. A Islândia não está interessada no que vem de fora. Em Gaza, perguntar é um acto de coragem. Na Rússia é quase impossível fotografar o poder. A imprensa japonesa não é livre. O que correu mal na China foi ser jornalista. Não há uma mistura racial de facto na África do Sul. O jornalismo em geral é um produto padronizado e domesticado. Os jornais estão desvalorizados face a outros meios. E em várias cidades parecia não haver notícias.
Durante uma semana, cada um dos fotógrafos da Kameraphoto foi para a sua parte do mundo, 13 partes ao mesmo tempo. Escolheram fotografias dia a dia. No fim, fez-se a edição final para o livro. Memória das três etapas no projecto “State of Affairs’.” Alexandra Lucas Coelho.

Os fotógrafos que apresentam as suas imagens são:

Alexandre Almeida, António Júlio Duarte, Augusto Brázio, Céu Guarda, Guillaume Pazat, João Pina, Jordi Burch, Martim Ramos, Nelson d’Aires, Pauliana Valente Pimentel, Pedro Letria, Sandra Rocha e Valter Vinagre.

“Cada fotógrafo acompanhou o trabalho diário de um jornal local e cobriu os acontecimentos que estiveram na base das preocupações dos habitantes. De fora ficaram preconceitos, clichés, gostos e interesses pessoais.” (Expresso.pt)

Aberto de Segunda-feira ao Sábado, das 14h às 19h30.

Para mais informações, consulte o site da Kameraphoto.