Exposição BES Photo 2008 no Museu Colecção Berardo

© Edgar Martins
© Edgar Martins

Inaugurar-se-á na Segunda-feira 23 de Março de 2009, nurse às 22 horas, a exposição BES Photo 2008, no Museu Colecção Berardo, em Lisboa.

Serão apresentados os trabalhos fotográficos inéditos de André Gomes, de Edgar Martins e de Luís Palma, que foram escolhidos pelas exposições “Macha”,  “Topologies” e “Territorialidade”, respectivamente.

O júri destacou nas obras de André Gomes a “consistência de um longo percurso no qual a qualidade narrativa, a relação com a literatura e a teatralidade, bem como um raro sentido de relação com a transcendência, conferem uma marcante originalidade ao conjunto da obra”.

Das fotografias de Edgar Martins, foi salientado “o rigor da sua obra e o entendimento da fotografia como um meio artístico complexo que o artista tem vinculado a uma compreensão da paisagem nas suas mais diversas acepções”.

O artista português adquiriu reconhecimento internacional graças ao seu prémio Personal/Fine Arts Series, nos New-York Photo Awards, em 2008.

A exposição “Topologies” também estará patente no Museu do Oriente, de 20 de Março até 19 de Abril de 2009.

Luís Palma, por sua vez, distinguiu-se graças à “solidez do seu entendimento da relação entre fotografia e arquitectura, bem como a forma como a paisagem urbana tem vindo a encontrar no seu trabalho um mapeamento exemplar”.

“O BES Photo  é a principal iniciativa da estratégia de mecenato cultural do Banco Espírito Santo e um dos mais importantes prémios de arte contemporânea em Portugal.”

A exposição estará patente ao público de 24 de Março até 17 de Maio de 2009.

Para mais informações, consulte o site do Museu Colecção Berardo.