TROTAMUNDOS de Giancarlo Gianelli, até 2 de agosto [Brasil]

Giannelli Exposição MACC 15
Exposição de Giancarlo Gianelli – TROTAMUNDOS

O fotógrafo ítalo-brasileiro Giancarlo Giannelli, medical radicado em Campinas, apresenta no Museu de Arte Contemporânea De Campinas “José Pancetti”, a exposição “TROTAMUNDOS ou mirando minhas desconhecidas cidades”.

A exposição, selecionada pelo edital de agendamento para exposições temporárias no museu, terá vernissage no dia 3 de julho, no rx às 19 horas e fica até o dia 2 de agosto.

São 20 fotografias de diversas cidades brasileiras e estrangeiras que buscam instigar o observador aos fascínios das ruas, de suas personagens e edificações. A exposição “TROTAMUNDOS” proporciona ao espectador um passeio sensorial pelas paisagens e cenas, treatment despertando um olhar analítico e crítico sobre o seu próprio espaço e vivência.

É a oportunidade de o artista compartilhar com o público sua forma de olhar, conhecer e buscar lugares onde o “tapete vermelho” não chega e que refletem o dia a dia de uma cidade e, para os moradores da cidade é o momento de ser incentivado a abrir o olhar e descobrir seu espaço quotidiano, explica Giannelli.

O Fotógrafo

Giancarlo Giannelli Iniciou sua carreira aos 16 anos e em seguida viveu um período na Itália, onde, com novos equipamentos passou a fotografar a arte contida no quotidiano.

Divide sua atenção e cliques entre o Jornalismo Empresarial, fotografando para empresas em todo o pais e a Fine Art Photography.

De suas viagens e andanças por países e cidades, como Perugia, Veneza, Milão, Los Angeles, Campinas, Ouro Preto, Nova York e tantas outras, proporcionam “instantâneos”, flashs, emoções e várias exposições, tendo entre as principais: “Contemporaneidade – Espaço Cultural CPFL 2004/2005; Mostra Itália: 150 Anos, em Castelraimondo – Itália (Edições de 2011 e 2012), Mostra individual \”EntreCulturas\” no SESC Campinas patrocinado pela Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado.

Atualmente, dedica-se à elaboração de novas exposições, e para tanto, tem viajado sem modéstia, e sem culpa, a destinos conhecidos, Itália, Nova Iorque e outras cidades brasileiras. Seu site, www.giannelli.com.br, denuncia o olhar que tem pelas lentes e as fotos revelam as influências às quais se rendeu, Cartier-Bresson, Ansel Adams, Sebastião Salgado, Alex Webb, James Nachtwey, entre outros.

As cidades se oferecem de várias maneiras ao olhar do viajante, desencadeando diferentes sentimentos: da torpor à perplexidade, do encantamento à recusa, e a medida que ganha as ruas, as paisagens, as pichações, os cinzas e os verdes, o espectador vai passeando pelo novo e pelo velho, pelo cimento e pelo aço, pelo caos e pela construção, pela penúria e pela ostentação. Tudo isso é a cidade do trotamundo, completa o fotógrafo.

Exposição “TROTAMUNDOS ou mirando minhas desconhecidas cidades”
Museu de Arte Contemporânea De Campinas “José Pancetti”
3 de julho a 2 de agosto de 2015
Rua Benjamin Constant, 1633 – Centro
Abertura dia 3 de julho às 19 horas
Terça-feira à Sexta-feira – das 9h às 17h
Sábado – 9h às 16h
Domingos e Feriados – 9h às 13h