Exposição de Pedro Sottomayor e Susana Neves: Contrapontos Visuais

© Susana Neves
© Susana Neves

Organizado pela Direcção-Geral de Arquivos/Centro Português de Fotografia (CPF) e pela Direcção do Fitei, a exposição intitulada “Contrapontos Visuais” dos fotógrafos Pedro Sottomayor e Susana Neves será inaugurada no dia 29 de Maio de 2009, pelas 18h30, no CPF do Porto, com presença dos autores.

““Contrapontos visuais” é uma selecção de fotografias de dois fotógrafos sobre as três últimas edições do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica – FITEI, de 2006 a 2008. Especializados em fotografia de cena, Susana Neves e Pedro Sottomayor experienciaram inúmeros espectáculos e deles guardaram uma memória visual.
A exposição revela dois olhares que ora se complementam, ora se opõem, sublinhando também o espírito do festival, que nos últimos anos deixou de ser apenas um “festival de teatro”para abrir os seus palcos a outras práticas artísticas.
Esta exposição é, por isso, um reflexo da força que o festival tem no Porto.

Pedro Jorge Quintela Ferreira de Castro Sottomayor nasceu a 31 de Julho de 1970, na freguesia da Sé, no Porto. Licenciou-se em Medicina em 1996, pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) – Universidade do Porto. É interno complementar de Patologia Clínica no Hospital Geral de Santo António.
Em 2003 fez um curso de fotografia na Árvore – Escola das Virtudes. Faz parte da Direcção do FITEI desde 2005, bem como da Unicepe – Cooperativa Livreira. Colabora fotograficamente com o Festival desde 1994.
Paralelamente à fotografia de cena de teatro, faz também fotografia de espectáculos de música, que expõe periodicamente na discoteca Jo-Jo’s. Fotografa regularmente os espectáculos do Coliseu do Porto, com o intuito da elaboração do arquivo histórico da referida sala. Já realizou várias exposições de fotografia quer individuais, quer colectivas.

Susana Neves nasceu em 1979. É licenciada em Arte e Comunicação (Ramo Fotográfico), pela Escola Superior Artística do Porto. A sua actividade, iniciada em 2000, centra-se na fotografia de cena de espectáculos de dança, teatro e música.
Fotografa o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica desde a edição número 29 e acompanha o Circular – Festival de Artes Performativas de Vila do Conde desde o seu início, em 2005. Actualmente, colabora com o Teatro de Marionetas do Porto, Teatro de Ferro, Comédias do Minho, Drumming – Grupo de Percussão, Núcleo de Experimentação Coreográfica, Companhia Instável (fotografou trabalhos de Wim Vandekeybus, Bruno Listopad, Javier de Frutos, Rui Horta e Madalena Vitorino) e o projecto “Porto, Bairro a Bairro”, projecto de animação e inclusão social do Pelouro da Habitação e Acção Social da Câmara Municipal do Porto. Fotografou regularmente para a Orquestra Metropolitana de Lisboa até 2008.
Foi formadora em cursos de iniciação à fotografia e de ateliers de fotografia e membro fundador do colectivo proCRIA – Produção Criativa, no qual desenvolveu actividade de programação e produção cultural até 2005. Pertenceu à Associação Cultural e Juvenil “Sentidos Grátis” entre 2000/01, tendo exposto nos vários eventos da associação. Tem apresentado exposições individuais e participado em mostras colectivas.” in Press Release

A exposição estará patente até ao dia 14 de Junho de 2009.

Aberto de Terça à Sexta, das 10h às 12h30 e das 15h às 18h.

Nos Sábados, Domingos e feriados: das 15h às 19h.

Encerra à Segunda.

Para mais informações, consulte o site do CPF.

© Pedro Sottomayor
© Pedro Sottomayor