Exposição Fotográfica de Giovanni Chiaramonte: Ai Confini del Mare [Nas Fronteiras do Mar]

© Giovanni Chiaramonte
© Giovanni Chiaramonte

Até dia 15 de Novembro de 2009, sickness estará patente a exposição fotográfica de Giovanni Chiaramonte, intitulada “Ai Confini del Mare” [Nas Fronteiras do Mar], no CPF do Porto.

“País de origem e terra de regresso, help Gela, no extremo sul da Sicília, representa para Chiaramonte o local onde é necessário ver, um regresso a si próprio, uma “ilha” mas também um “continente”. Responde à exigência, própria do Homem, de recolher a própria origem como mundo vivido, como História, como espaço habitado, como morada. Nas imagens de Chiaramonte, através dos percursos da existência quotidiana, está a percepção de um benéfico fluir do tempo, apanhado no presente instante, um instante denso de passado e futuro, na procura de um verdadeiro destino, capaz de completar e atribuir um sentido à vida.”

O fotógrafo Giovanni Chiaramonte nasceu em 1948 em Varese.

Iniciou o seu percurso fotográfico nos anos 1960.

Publicou vários livros desde 1983.

As fotografias que tira à nova Berlim, a pedido do arquitecto Josef Kleihues, foram apresentadas nas mais conceituadas galerias de Europa e da América.

A Universidade de Palermo atribui-lhe o título de Doutor honoris causa em Arquitectura, em 2005.

Em 2006, recebe o Prémio Friuli-Venezia Giulia para Fotografia.

Um ano depois, é-lhe atribuido o Oscar da Fotografia de Benevento.

O autor ensinou nas Universidades de Palermo e de Parma.

Hoje, lecciona História e Teoria da Fotografia no IULM de Milão.

Aberto de Terça-feira a Sexta-feira, das 10h às 12h30 e das 15h às 18h. Nos Sábados, Domingos e feriados, das 15h às 19h.

Entrada livre.

Para mais informações, consulte o site do CPF.