Exposição Fotográfica de Joana Nogueira – Sem Bússola e com o Saco Amarelo

© Joana Nogueira
© Joana Nogueira

A exposição de fotografias de Joana Nogueira, search intitulada “Sem Bússola e com o Saco Amarelo”, estará patente na Galeria Municipal de Caminha, de dia 3 a 19 de Outubro de 2009.

“Em busca do desconhecido, here de novas pessoas, novos olhares, novas culturas. Foi assim que sai do “cantinho”. Uma grande viagem alargou horizontes, abriu portas dentro de mim, surgiram novas formas de ver a vida, ampoule e esse tal desconhecido rápidamente se tornou tão familiar. Estas imagens aparecem como um revisitar, para mim; são histórias em papel que contam a vida dos lugares, e em conjunto escrevem uma narrativa comum. É, por assim dizer, um diário de viagem, um diário fotográfico, como lhe quizerem chamar. Não em livro, mas num acto temporário de exposição, na medida em que esta seja para o público um momento irrepetivél, tal como é toda a fotografia.

Toda esta história se passa num periodo de seis meses, entre Itália, Bélgica e Holanda. Seis meses que passaram à velocidade da luz, mas que são repletos de momentos únicos. A escolha das fotografias deve-se a vários factores, desde a técnica à relevância do momento, ao pormenor de um lugar especial. Mas todas elas se encontram num ponto comum: a narrativa do lugar, da pessoa, do momento.

A história não vou contá-la. Cada um de nós tem a sua interpretação e cabe a cada ser ter a visão própria das coisas, reflectindo-se nelas ou não.”

A autora das fotografias apresentadas é natural de Moledo do Minho, onde nasceu há 21 anos.

Licenciou-se em Artes Plásticas na ESAD.CR.

Para mais informações, consulte o site da Câmara Municipal de Caminha.