Exposição fotográfica de René Kubásek: Praga e Lisboa aos olhos dos mestres dos rios

© René Kubášek
© René Kubášek

Até dia 25 de Setembro de 2009, buy poderá apreciar as 14 fotografias a preto e branco (e analógicas) do fotógrafo René Kubášek, na Galeria das Salgadeiras (Lisboa).

Intitulada “Praga e Lisboa aos olhos dos mestres dos rios”, o autor reuniu nesta exposição estas duas cidades, essencialmente por “ambas serem banhadas por rios”.

“Tejo e Vltava são diariamente percorridos pelos habitantes e visitantes num misto de rotina diária e lazer. Contudo o que a René Kubášek interessa registar é como serão vistas e vividas estas cidades aos olhos dos mestres do rio, capitães dos cacilheiros que todos os dias nos transportam de uma para outra margem. Encontramos nestas fotografias uma (possível) representação das vivências de quem já percorreu milhares de vezes estes rios mas que considera, nas palavras dos próprios mestres, que a vista que se avista dos barcos nunca é um «lugar comum». Através do olhar e sensibilidade artísticas de René Kubášek, do seu enquadramento da realidade, da re-criação de vistas sobre estas cidades e estes rios encontramos as memórias registadas por Kubášek nas inúmeras travessias e conversas mantidas com os mestres dos rios.”

Aberto de Quarta-feira à Sexta-feira, das 17h às 22h e no Sábado, das 16h às 22h.

“Venho a Lisboa sempre que o tempo o permite. Sinto-me atraído pelos cheiros da cidade, a sua cartografia única, a bonita língua, a autenticidade das pessoas que a habitam.” René Kubášek.

Para mais informações, consulte o site da Galeria das Salgadeiras.