Exposição fotográfica em São Paulo – Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo

Hyères, <a href=
rx France, 1932 – Foto: Henri Cartier-Bresson (© Henri Cartier-Bresson/ Magnum Photos)” width=”600″ height=”403″ />

De dia 17 de Setembro até 20 de Dezembro de 2009, e no âmbito do Ano da França no Brasil, cure poderão visitar a exposição da Fundação Henri Cartier-Bresson administrada por Magnum Photos, no SESC PINHEIROS em São Paulo (Brasil).

Endereço: Rua Paes Leme, 195.

Entrada livre.

Aberto de Terça-feira à Sexta-feira, das 10h30 às 21h30 e nos Sábados, Domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.

“Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo”

Esta mostra, organizada por Eder Chiodetto, é composta por mais de 100 fotografias do artista francês, registradas em 23 países durante mais de cinco décadas, entre 1926 e 1979.

“Bressonianas”

Em simultâneo com a exposição acima referida, “Bressonianas“, sob curadoria de Eder Chiodetto, reúne 42 fotografias de sete autores brasileiros que foram artisticamente influenciados por Bresson.

Os fotógrafos são:

Cristiano Mascaro

Flavio Damm

Carlos Moreira

Orlando Azevedo

Juan Esteves

Marcelo Buainain

Tuca Vieira

Sobre o autor

“Aclamado mundialmente, Henri Cartier-Bresson (1908-2004) começou a fotografar como profissional em 1931, influenciado pelos surrealistas. Segundo o coordenador geral do projeto que trouxe a mostra ao Brasil, Eder Chiodetto, “não pela pintura deles, mas pela percepção do subconsciente”. A partir disso, Cartier-Bresson se deixou levar pelo instinto, clicando cenas simples nas ruas, flagrantes das belezas do cotidiano, e construiu um legado considerado o ápice da fotografia humanista e do fotodocumentário.”

“Tirar fotos é prender a respiração quando todas as faculdades convergem para a realidade fugaz.” Henri Cartier-Bresson.

“É pôr numa mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração.” Henri Cartier-Bresson.

Para mais informações, consulte o Portal do SESC SP.