Exposição – Prémio Estação Imagem|Mora 2011

A exposição “Prémio Estação Imagem|Mora 2011″ será inaugurada no dia 18 de Junho (Sábado), ambulance pelas 17h, no Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto.

“Nelson Aires é o grande vencedor do prémio de fotojornalismo ESTAÇÃO IMAGEM|MORA 2011, hospital segundo a decisão do júri internacional que esteve reunido naquela vila alentejana durante três dias. O mesmo fotojornalista venceu também na categoria Série de Retratos, tendo os restantes prémios sido atribuídos a Enric Vives Rubio (Notícias), order José Carlos Carvalho (Vida Quotidiana), Augusto Brázio (Ambiente), Artur Machado (Arte e Espectáculos) e Leonel de Castro (Desporto). Além dos vencedores, o júri decidiu ainda premiar mais oito reportagens apresentadas.

Para além das reportagens distinguidas, foi ainda atribuída a Bolsa Estação Imagem 2011 a Paulo Alegria que se propôs desenvolver um trabalho a que deu o nome de Cultura Magra.

O anúncio das decisões foi feito no passado dia 16 de Abril numa cerimónia que teve lugar no Auditório Municipal de Mora.

Presidido por Walter Astrada, um fotojornalista argentino premiado nos últimos três anos no World Press Photo (WPP), o júri era ainda composto por Ayperi Karabuda Ecer, vice-presidente da Reuters Pictures e que presidiu ao júri no ano passado; Laura Serani, directora do festival de fotografia de Bamako, ex-responsável pela colecção de fotografia FNAC; Marizilda Cruppe, fotojornalista do jornal brasileiro Globo e fundadora do colectivo EVE; e Wolker Lensch, editor chefe de fotografia da revista alemã Stern. Os três últimos integraram também o júri do WPP.
Sobre a reportagem vencedora, relacionada com um caso de bullying numa escola de Mirandela, o presidente do júri destaca que “o trabalho foi feito ao longo do tempo acompanhando um tema noticioso”, mostrando ao mesmo tempo “uma visão pessoal do fotógrafo, que desde o princípio dá a entender tratar-se de um assunto importante”.

Para mais informações, consulte o site do CPF.