Exposição – Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX

João Francisco Camacho, <a href=purchase Ilha da Madeira, Costa Norte, 1870 -1876. Col. Arquivo de Documentação Fotográfica da DGPC” width=”1140″ height=”370″ />
2015-04-15 > 2015-06-28

Curadoria: Emília Tavares e Margarida Medeiros
A fotografia produzida em Portugal no século XIX continua, na sua maior parte, desconhecida e arredada do estudo artístico, estético e visual deste período. Estamos perante um património de grande valor e uma riqueza de imagens que cruzam as mais diversas áreas do conhecimento, estabelecendo um retrato surpreendente e inovador da sociedade e da cultura oitocentistas.

Este projecto abordará, de forma genérica, algumas das principais vertentes da expressão fotográfica no século XIX, em Portugal, constituindo um primeiro esboço de análise global sobre os seus meios de produção e divulgação, e um ponto de partida para futuros e mais aprofundados estudos sobre a mesma.

A fotografia no século XIX encontra-se numa encruzilhada entre indústria, ciência, comércio e arte, reflectindo a passagem da cultura oitocentista para a Modernidade. Através do legado fotográfico produzido em Portugal, entre meados de 1840 e 1900, podemos entender como se elaborou uma nova cultura visual, reflexo duma sociedade em profunda transformação.

Em parceria com a Câmara Municipal do Porto, o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado propõe a realização de duas exposições que, de forma complementar mas autónoma, irão revelar algumas das mais importantes imagens e autores da fotografia portuguesa do século XIX, na sua maioria expostas pela primeira vez. A primeira exposição decorrerá no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, em Lisboa, de 15 Abril a 28 de Junho de 2015 e a segunda exposição na Galeria Municipal Almeida Garret, no Porto, de 30 de Maio a 16 de Agosto 2015.

O conjunto das duas exposições será produzido com base nos acervos de diversas instituições públicas como: Biblioteca e Palácio Nacional da Ajuda, Arquivo de Documentação Fotográfica da DGPC, Arquivo Municipal de Lisboa Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional Soares dos Reis, e Centro Português de Fotografia/DGARQ/ANTT, divulgando-os, pela primeira vez, num contexto histórico e estético alargado.

Emília Tavares – Curadora

Fonte: www.museuartecontemporanea.pt