Exposição Tête-à-Tête – Retratos, de Henri Cartier-Bresson

2981

 

A Alfândega do Porto recebe, de 31 de Outubro a 12 de Abril, mais de uma centena de trabalhos de Henri Cartier-Besson, fotógrafo francês cofundador da agência Magnum.

Setenta anos de trabalho apresentam-se assim pela primeira vez ao público português, que poderá ficar conhecer um dos mais importantes e influentes fotógrafos do século XX.

Marilyn Monroe, Coco Chanel, Pablo Picasso, Simone de Beauvoir, Robert Kennedy ou Martin Luther King foram apenas alguns dos alvos da sua objectiva, retratados de forma única e sob as diversas influências que guiaram Henri Cartier-Besson na construção da sua composição fotográfica, desde a geometria visual do cubismo ao surrealismo.
Estarão também em mostra algumas das máquinas Leica utilizadas pelo fotógrafo, instrumentos essenciais e que certamente tiveram um papel no resultado estilizado da fotografia de Cartier-Bresson.

Produzida e organizada pela empresa portuguesa Art For You, esta exposição é baseada no livro “Tête à Tête”, de 1998, e conta com o apoio da Fundação Henri Cartier-Bresson e tem curadoria de Aude Raimbault.

Sabe mais sobre a exposição em ccalfandegaporto.com

Fonte