Floripa na Foto – Oficinas

Após as palestras, pilule apresentamos hoje, neste blog, as diversas oficinas às quais poderá participar durante o Festival Floripa na Foto na Ilha de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil), de dia 17 a 21 de Maio de 2010.

Dias 18 e 19 de Maio

Retratos da Pesca: O Cotidiano Nosso de Cada Dia (por Mara Freire)

Horário:

  • Dia 18, das 14 às 18h;
  • Dia 19, às 6h3;

Carga horária: 10 horas

Número de vagas: 15 pessoas

“O tema da oficina são os retratos: o que é, afinal, retratar. Retratar é tocar novamente. É descrever, expressar uma opinião, num resultado que reflete o que foi visto numa fusão do que desejamos dizer sobre aquilo.

Programação: Fotografia e antropologia. Fotoetnografia. Fotografia e ethos das populações.  Retrato: Social, político, moda.
No dia seguinte, às seis e meia da manhã (Deus ajuda quem cedo madruga, especialmente aos fotógrafos) andaremos na praia colhendo imagens das primeiras luzes. As oito chegarão os pescadores (…).”

Dias 20 e 21 de Maio

Introdução à Fotografia de Natureza (por Zé Paiva)

Horário: Das 8h às 12h

Carga horária: 10 horas

Número de vagas: 15 pessoas

“Leonardo da Vinci já disse que a arte é filha da natureza. Começamos a dezessete mil anos atrás, nas cavernas de Lascaux, pintando animais nas paredes, e hoje estamos pintando pixels em sensores eletrônicos. Mas o fascínio em retratar a natureza permanece. Tem a ver com nossas origens mais remotas. Esta oficina não enfoca somente a técnica necessária mas principalmente a sensibilidade do fotógrafo no ambiente natural. Parafraseando Proust, a verdadeira viagem da descoberta consiste, não em ver novas paisagens, mas em ter novos olhos.”

Dias 20 e 21 de Maio

Fotografia Autoral (por Milla Jung)

Horário: Das 14h às 18h

Carga horária: 10 horas

Número de vagas: 20 pessoas

“A oficina de Fotografia Autoral enfatiza a identidade artística de cada fotografo através do meio fotográfico.  Reconsiderando definições preestabelecidas e clareando direções, os alunos estreitam relações  com sua própria obra formando um corpo de trabalho mais significativo. As aulas serão baseadas no olhar  sobre obras de arte, fotos de autor, leituras específicas, críticas e debates.”

Dias 20 e 21 de Maio

Fotografia Documental (por Felipe Prando)

Horário: Das 14h às 18h

Carga horária: 10 horas

Número de vagas: 20 pessoas

“Entender a fotografia contemporânea como prática artística repensando a prática fotográfica pelas contribuições dadas pela Arte Conceitual, Pop Art e Movimentos artísticos das décadas de 60 e 70.”

Participação : R$ 90,00

Para mais informações, consulte o site Floripanafoto.