Floripa na Foto – Palestras

Publicamos recentemente um artigo, ed nurse no blog Olhares, acerca do Festival Floripa na Foto na Ilha de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil), de dia 17 a 21 de Maio de 2010.

Hoje apresentamos as diversas palestras que decorrerão no âmbito deste Festival de Fotografia.

Dia 17 de Maio

19hCom Evandro Teixeira, “A Fotografia na história: 50 Anos de Fotojornalismo“.

Nesta palestra de abertura, Evandro, “um dos principais nomes do fotojornalismo brasileiro“, abrangerá temas como a História do país e do mundo (“a ditadura militar no Brasil, a queda do governo Allende no Chile e a cobertura de Copas do Mundo e Jogos Olímpicos“).

Dia 18 de Maio

14hCom José Roberto Comodo, “Direitos de quem produz fotografia e como defende-los“.

Assuntos como os direitos patrimoniais, “o relacionamento dos fotógrafos com as mídias […], com as agências“, etc., serão debatidos.

16h Com Ernesto Bazan, “Bazan Cuba: Um ensaio de 14 anos“.

O fotógrafo partilhará as experiências que viveu em Cuba, onde ficou 14 anos.

19h30Com Eder Chiodetto, “Henri Cartier-Bresson: O acaso objetivo“.

Após a apresentação da mostra “Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo” em São Paulo, o curador e crítico Eder Chiodetto discursará sobre a “importância da obra de um dos mais influentes fotógrafos da história“.

Dia 19 de Maio

14hCom José Roberto Comodo, “Contratos para uso de obras fotográficas e de imagem (Licença e cessão)

José Roberto desvendará nesta palestra todos os mistérios do contrato de licença ou de cessão de direitos autorias.

16h Com Rogério Ferrari, “Qual o poder de uma imagem diante de uma torrente contrária?“.

“Fotografar o tamanho das injustiças não basta.  Não devemos acatá-las como irremediáveis. Em um tempo de interesses e conceitos obscuros é preciso ver claro…”

Dia 20 de Maio

14hCom Fabio Elias, “Retratos pelo mundo. Povos e tribos em expedições fotográficas“.

Fabio retratou durante mais de 28 anos culturas e povos de várias regiões brasileiras. Irá apresentar as suas fotos nesta palestra e discutir dos diversos “conceitos, modos de aproximação, comportamento e técnica fotográfica com os convidados“.

16h Com André Teixeira, “Os desafios do fotografo de imprensa para o século XXI“.

Com o aparecimento de novas tecnologias a preços acessíveis, o papel do repórter-fotográfico está cada vez mais frágil. “Como nós podemos pelo menos tentar mudar esse panorama, buscando uma nova maneira de atuar na imprensa“?

19h30Com Boris Kossoy, “Trajetória e Obra“.

“Uma trajetória especialmente permeada pela fotografia seja enquanto objeto de estudos, como fonte de informação ou como forma de criação, a fotografia é o constante desafio que move Boris Kossoy, um fotógrafo entre o pensar e criar imagens”

Dia 21 de Maio

14hCom Kazuo Okubo, “A Construção de um fotógrafo: do social ao fine art“.

Empresário de arte“, Kazuo “abriu a primeira galeria do Centro-Oeste especializada em fotografia de arte, A Casa da Luz Vermelha“. Nesta palestra, irá discutir sobre o “panorama do mercado atual de fotografia no Brasil” e sobre as “especificidades do mercado publicitário em Brasília“.

16h Com Fabio Colombini, “Fotografia de natureza brasileira“.

“Fotografia de Natureza. A relação Homem-Natureza; a importância e função da fotografia de natureza; postura,  envolvimento, perfil, equipamentos básicos e avançados, o olhar e beleza na composição de imagens.”

19h30Com Etienne Samain, “Imagem e Pensamento em Antropologia – Retrospectivas e novas considerações“.

Nesta palestra de encerramento, tenciona-se responder a “alguns questionamentos substantivos em torno dos usos da(s) visualidade(s) moderna(s) como meios e modos científicos de investigação […] no campo das Ciências Humanas” e “promover uma reflexão em torno das imagens, no campo da Antropologia, enquanto « figuras » e « formas » do pensamento humano“.

Embora as palestras sejam gratuitas, deverá se inscrever para assegurar a sua entrada.

Para mais informações, consulte o site Floripanafoto.