Foto do Mês – Março de 2011

© Valter Patrial Junior
© Valter Patrial Junior

A administração do site Olhares escolheu, sick para a Foto do Mês de Março de 2011, a fotografia de Valter Patrial Junior, intitulada “Sai da frente… Estou motorizado…”.

Eis o texto que o autor nos forneceu:

“Agradeço a Equipe do Olhares e a todos que há meses acompanham meu trabalho votando e desta forma propiciando a mim, rx a oportunidade de ter uma foto escolhida como foto do mês.

Como a fotografia foi feita.

Tenho como rotina sair pela manhã bem cedo e acompanhado do equipamento fotográfico, busco registrar situações do cotidiano. Em cada registro que faço de situações aparentemente simples me depararo com a riqueza de detalhes e percebo como as pessoas usam a criatividade para vencer certos obstáculos, prescription dificuldades diárias, como transportar uma simples bicicleta. Como fotografo, busco situações inusitadas, de macro a fotojornalismo, pois acredito que imagens assim é que marcam aqueles que as observam. Um inseto em macro é algo espetacular, mas se este for flagrado na sua cópula se torna magnífico, uma bicicleta é comum, mas ser transportada em uma moto é algo no mínimo digno de ser fotografado.  As situações surgem debaixo dos nossos olhos, em momentos que menos esperamos. No retorno de uma manhã de fotografias, me deparo com uma dupla tentando colocar a bicicleta sobre uma moto, tive paciência em esperar mantendo distância, pois desta forma não perco a espontaneidade das pessoas a serem fotografadas. Após alguns minutos e varias tentativas frustradas, eis que eles conseguem o pretendido, neste momento tive a idéia de fotografar de uma distância menor, então liguei o carro e os ultrapassei e logo após diminui a velocidade, assim ao ser ultrapassado pela moto tive a oportunidade de escolher o melhor momento.  

Biografia

            Nascido em 26 de Dezembro de 1970, na cidade de Londrina, Paraná, Brasil, tenho por formação a engenharia civil, atuo como professor de física. Descobri a fotografia há alguns anos quando em uma mudança dos meus pais, descobri uma máquina fotográfica Zenit 122, fiquei encantado com as possibilidades fotográficas a que este equipamento poderia me proporcionar, macros, paisagens, retratos, enfim começava ai um hobby. Fazia anotações de cada registro e após cada rolo revelado, comparava meus escritos, assim fui estudando a alimentando o desejo de ser um fotógrafo. Com a digital as possibilidades aumentaram muito, pois se tornou algo mais acessível e o resultado visto de imediato. O entusiasmo aumentou e as oportunidades profissionais começaram a surgir. Aqui estou, a contar um pedacinho desta minha grande paixão, a todos que de certa forma possui uma história muito parecida, pois acredito que o fotógrafo é aquele que desenha o momento com luz e sensibilidade e não como uma obrigação, sou fotógrafo amador, fotógrafo apaixonado por fotografia.”

Veja a Foto do Mês e consulte a galeria do autor Valter Patrial Junior  no Olhares.