Foto do Mês – Outubro 2010

© João Monteiro
© João Monteiro

A administração do site Olhares escolheu, case para a Foto do Mês de Outubro de 2010, a fotografia de João Monteiro, intitulada “O Outro”.

Eis uma autobiografia do autor:

“Gosto de fotografia, desde sempre. Aos 5 anos já era eu que colava no album, as fotografias que o meu pai tirava. A paixão prosseguiu na adolescencia com uma  Zenit. Rolos atrás de rolos que culminaram em 1990, num curso básico de fotografia (analogica), onde juntavamos a técnica dos enquadramentos ao sempre interessante mundo da revelação. Aqueles minutos de impaciencia, até a imagem surgir (embebida em químicos caríssimos) funcionavam como alma da fotografia..
Sou um “fotógrafo” recente, por isso a minha biografia é feita de fotografias de há dois anos até esta parte. Por força (decisiva) do Olhares, que funciona com uma escola. Quanto a mim, o segredo está em observar as fotografias dos outros e “aprender a ver”, em locais onde normalmente apenas se observa. Gosto de ir à procura da fotografia.Gosto da interacção do elementos nos planos da foto, e tirar dali uma ideia de composição. Normalmente prefiro que essa comunicação se faça com a técnica da focagem, recorrendo mais à fotografia Preto e Branco. Aprecio tambem a interacção do elemento humano, no meio queo o rodeia, destacando o enquadramento.
Provavelmente e, uma vez que estou (de momento) em Africa, poderei alterar o tipo de fotografia, em função da explosão de cores que há neste continente. Fotografar nestas condições de luz permanente, será um desafio, que espero estar à altura.”

Veja a Foto do Mês e consulte a galeria do autor João Monteiro no Olhares.