Foto do mês – Agosto de 2012

Autor © Fábio Moniz
Autor © Fábio Moniz

A administração do Olhares escolheu, shop para a Foto do Mês de Agosto de 2012, a fotografia do fotógrafo Fábio Moniz.

Algumas palavras do autor:

Falando um pouco a meu respeito a nível fotográfico, e se despenderem um pouco de tempo para visitar a minha Galeria, perceberão que tenho dois estilos muito utilizados… Os Retratos e a Moda.

Não trabalho com modelos profissionais nem tenho nenhum tipo de apoios de lojas de roupa para fazer seja o que for. Todo o guarda roupa é da inteira responsabilidade dos modelos que usam o que têm em casa da maneira mais original possível para tentar-mos fazer uma misto de Retratos/Moda.

Desde já, aqui agradeço a ENORME confiança e predisposição dos diversos modelos que sempre confiaram no meu trabalho sem qualquer receios. Digo isto porque na sociedade onde vivemos (vivo?) fazer uma “sessão fotográfica” parece ser algo indecente e criticável o que em muito interfere com a realização destes trabalhos.
A todos os que sempre confiaram no meu trabalho, desde pais e mães a namorados/as e amigos dos modelos, o meu MUITO OBRIGADO.

Falando do meu outro lado fotográfico, e apesar de expor muito poucos trabalhos destes no Olhares… Adoro fotografar eventos! Talvez por ser menos rigoroso estar a divertir-me a fotografar ao menos tempo. O que não aocntece numa sessão em que estamos concentrados a 100% o tempo todo.
Desde à uns anos comecei a fotografar eventos com uma máquina menos capaz e desde então ganhei gosto pela fotografia. Esse gosto cresceu e decidi investir numa máquina um pouco mais a sério…

Foi então que adquiri a minha Nikon D5100 com a lente que habitualmente vem numa máquina deste género, 18-55mm… Posteriormente investi num flash externo comprando o Nikon Speedlight SB-900. E é este o material que tenho. Hoje em dia, fotografo eventos com mais rigor e é realmente o que mais gozo me dá fotografar e não é tão simples como parece porque não temos controlo sobre os momentos e sobre a luz como numa sessão fotográfica em que temos o tempo para verificar tudo e adaptar-mo-nos às diferentes condições.

Por outro prisma e atendendo que eu vivo nos maravilhosos Açores, tento por vezes fazer fotografias das nossas belas paisagens que muitos já tiveram o prazer de visitar e desfrutar.
E os que não tiveram, deveriam passar por cá pelo menos uma vez nas suas vidas.

Um conselho final a todos os amantes de fotografia tal como eu que lerem isto:
Façam fotografia independentemente de quem vos criticar ou do material que tenham… façam fotografia!
Tentem formar-se na área pois nós nunca sabemos tudo, direi até que sabemos muito pouco.
Perguntem a quem sabe pois certamente não vos serão negadas dicas.
Leiam muito pois existem muito bons artigos que são excelentes.
Por fim, pratiquem muito!! Não se limitem apenas ao Automático da máquina pois se arriscarem poderão aprender muitas formas diferentes de fotografar que não as básicas.

Não deixei de ser um simples aprendiz de fotografia por uma fotografia minha ter sido distinguida como «Foto do Mês» do site Olhares.

Conheça a foto destacada como Foto do Mês ou consulte a galeria do autor Fábio Moniz no Olhares.