Foto do Mês de Novembro de 2009

© Daniel Pedrogam
© Daniel Pedrogam

A fotografia intitulada “Morrer Com Dignidade“, viagra sale do autor Daniel Pedrogam, foi escolhida para a Foto do Mês de Novembro de 2009.

Pedimos ao fotógrafo que nos enviasse uma curta biografia, com o objectivo de dar a conhecer a sua carreira profissional aos membros do Olhares:

“Nasci a 17 de Maio de 1980 em Lisboa.

Desde a adolescência que tive um fraco por captar imagens como uma possibilidade de imortalizar o momento para mais tarde recordar, comprei a primeira máquina analógica aos 17 anos com o primeiro ordenado, o meu gosto pela fotografia levava-me a fotografar todos os meus conhecidos para mais tarde recorda-los.

A minha vida vira-se  para a fotografia, seriamente, em 17 de Junho de 2006, quando a minha amiga Helena Pinheiro (que já não se encontra entre nós) me apresentou um site na internet sobre fotografia: “Olhares.com”. Renasceu uma nova paixão e uma nova visão sobre a fotografia. Com o intuito de melhorar a cada dia eu visitava fotos sem conta na procura do que seria este maravilhoso mundo: “A Fotografia”.

Senti algumas dificuldades em  entrar no mundo da fotografia digital fui investindo em material… o começo da aprendizagem foi através da percepção do que via no “Olhares.com”. Comecei  a estudar aberturas, distancias e exposições… na ânsia de fazer mais e melhor. Na falta de modelos aproveitava os gatos do Cemitério dos Prazeres, onde trabalho como guia, foram os meus primeiros modelos! Nesse mundo, os gatos fizeram-me perceber que a fotografia teria de ter conteúdo/alma para se tornar apelativa e interessante. Paralelamente aos gatos virei-me para a Fotografia Cemiterial, sendo um dos poucos a fazê-lo em Portugal.

O tempo fez com que as pessoas começassem a acreditar na minha qualidade e deixaram-se expor perante a minha objectiva. Sempre gostei de fotografar pessoas “diferentes” e encenar pequenas histórias, em cada imagem captada.

Não tenho um estilo designado como próprio. Tanto faço retrato, nu, moda, arte digital ou qualquer outro tipo de fotografia, sendo fundamental a inspiração e o que sinto, a cada dia, na edição final da imagem… A fotografia continua na minha vida a ser um prazer e um “escape” que me faz viver num outro “Mundo”.

Gosto de sair do banal e fazer coisas originais e diferentes!”

Consulte a galeria do autor Daniel Pedrogam no Olhares.