Foto do mês Olhares janeiro 2019

A Equipa Olhares escolheu a fotografia ‘Always’ de Clementina Cabral como Fotografia do Mês de janeiro de 2019.

Este ano decidi marcar uma presença mais assídua no Olhares.com e foi com esta fotografia que comecei o meu 2019. É um retrato da minha querida Mãe e chamei-lhe de “Always”: “Sempre”, porque será assim recordada; “Sempre”, porque vai estar eternamente no meu coração; “Sempre”, porque a Fotografia é uma Paixão…

Foi tirada muito naturalmente sem pose em ambiente de interior, com luz indirecta diurna, vinda de uma janela.

A Câmera que usei foi uma Canon 5D markIII, com objectiva canon 16-35mm com abertura f4 para somente focar ao nível do olhar e um pouco mais.

Esta objectiva não é considerada para fazer retrato, embora eu a use nesse sentido, porque adoro o efeito que ela dá, de “intromissão” em relação ao sujeito. Ou seja, quando fotografo alguém e de muito perto, com esta objectiva, parece sempre que fui mais além do que a zona de conforto da pessoa fotografada e isso dá-me um pouco mais do que o simples retrato… Por outro lado, se me afasto e só um pouco, consigo abarcar a pessoa no ambiente que a rodeia, “puxando-a” para um primeiríssimo plano… E se ainda jogar com o POV, isso dará quase sempre uma fotografia muito interessante…

A edição foi executada a partir do ficheiro raw em Photoshop, acentuando o contraste em preto e branco.”

Visita a galeria da autora para conheceres outros trabalhos.
 
 –

Parabéns Clementina!

© Clementina Cabral - Always

© Clementina Cabral – Always