Foto do mês Olhares janeiro 2020

A Equipa Olhares escolheu a fotografia ‘Blaakse Bos’ de Nuno Simão Gonçalves como Fotografia do Mês de janeiro de 2020.

“Como arquitecto, este conjunto arquitectónico das “Blaakse Bos” (Piet Blom, 1984), sempre me fascinou pela sua complexa simplicidade e beleza.
 –
Como fotografo (amador), foi fascinante fotografar esta obra-prima da arquitectura holandesa (Roterdão), cheia de detalhes e ângulos interessantes.
Quando já estava a acabar a “promenade architecturale” (como dizia Le Corbusier), parei para beber uma água numa das esplanadas que vão pontuando o edifício. Ao olhar para cima deparei-me com este POV extraordinário, que, a meu ver, sintetiza as geometrias e detalhes construtivos da obra. 
 –
Com as poucas nuvens em movimento que pontuavam o céu azul, algo raro no inverno holandês, resolvi fazer uma longa exposição recorrendo ao filtro ND circular de 10 stops da HOYA que uso para este efeito na Canon EF 16-35mm f/2.8L. Há falta de tripé, estabilizei a Canon EOS 5D Mark III, da melhor forma possível, na mesa e fui, por tentativa-erro, ajustando o enquadramento e os ajustes de luz que melhor servissem o efeito desejado, ou seja, enfatizar a geometria e simetria em conjugação com o arrastamento das nuvens.
 –
Ao fim de algumas tentativas e de, já no computador, pequenos ajustes de corte, nivelamento e equilíbrio de luz e brancos, ai está o resultado.
 –
Muito obrigado à equipa do Olhares pelo reconhecimento e escolha desta imagem para foto do mês.”
 –
Visita a galeria do autor para conheceres outros trabalhos.
 –
© Nuno Simão Gonçalves - Blaakse Bos
© Nuno Simão Gonçalves – Blaakse Bos