Foto do mês Olhares julho 2019

© pfgameiro - My blue Dress
© pfgameiro – My blue Dress

A Equipa Olhares escolheu a fotografia “My blue Dress” de pfgameiro como Fotografia do Mês de julho de 2019.

 

Às vezes andamos sempre à procura de inspiração e algo diferente, mas muitas das vezes esquecemo-nos que coisas simples também são lindas e intemporais.  Muitos de nós temos aquela ideia de que imagens lindas e profissionais têm de ser complicadas, o que está bem longe da verdade.
 –
Se olharmos para as fotografias dos grandes mestres muitas das vezes os seus cenários são simples e a sua luz também é simples e clássica. O que torna as imagens intemporais (sem época ou data).
 –
A fotografia “My blue dress” foi inspirada nesse mesmo conceito, simples e intemporal.
  –
Para o resultado pretendido temos de ter em conta alguns fatores, entre eles o cenário, o styling, a luz e a pós produção.
Em relação aos elementos que fazem parte do cenário temos o fundo que foi uma mistura de um fundo cinza de papel com alguns fundos de tela que ja tinha adquirido à algum tempo. O resto dos acessórios que aparecem são alguns elementos que fui comprando. Quando vejo à venda algo interessante, lá vou eu e compro, com o objetivo de algum dia fazerem parte de uma fotografia minha. Podemos encontrar este tipo de objectos a um preço bem barato se procurarmos bem em lojas vintage ou em feiras de antiguidades.
  –
Em relação ao styling a modelo (Margarida Vaz) foi maquilhada e penteada de uma forma também muito simples e natural com a ajuda da Carolina Mestre com quem ja trabalho há algum tempo. O vestido é um simples vestido azul que mais uma vez poderemos encontrar em lojas vintage ou mesmo na internet.
 –
Quando falamos de fotografia falamos sempre de luz. Ela é um dos elementos mais importantes na fotografia. Nesta imagem foram utilizados 3 flashes de estúdio (strobes). Um por cima da cabeça da modelo para dar um pouco de vida ao cabelo, depois temos outro flash com uma octobox no lado esquerdo da câmara como luz principal, e como luz de preenchimento temos uma sombrinha de 1,5 metros atras de mim.
  –
Depois em pós produção foram feitas algumas correções e o chamado “Color Grading” para dar o “look” final à imagem.
Esta imagem foi concebida na magnifica cidade de Vila Real de Santo António onde temos o nosso estúdio fotográfico.
  –
Visita a galeria do autor para conheceres outros trabalhos.
  –
 –